SEDEN E SEMMU PROMOVEM CURSOS PARA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

publicado: 01/03/2018 17h35

Para a construção da cidadania e mais dignidade, a Prefeitura de Parauapebas oferece cursos e capacita a comunidade para o mercado de trabalho. Produção de ovos de páscoa, bombons de chocolate, panificação e corte e costura foram alguns dos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), em fevereiro deste ano.

“Com as proximidades da páscoa, surgiu a ideia de oferecer esses cursos. Nós conversamos com a secretária Ângela Pereira, fizemos o planejamento e depois ofertamos os cursos”, explicou a coordenadora da Casa da Mulher, Geanny Cipriano.

Já a Coordenadoria de Empreendedorismo da Seden fez parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para ensinar técnicas de panificação para quase 20 mulheres da Associação Central dos Moradores do Jardim Tropical e Ipiranga, que não escondiam a satisfação por, literalmente, colocar a mão na massa.

O coordenador de Empreendedorismo, André Victor Aguiar, informou que o curso será levado para outros bairros. Os próximos serão Palmares Sul e Nova Conquista. “Nossa proposta é qualificar essas pessoas para inseri-las no mercado de trabalho. Isso é e geração de emprego e renda”, enfatizou André.

A administradora de cozinha industrial Dinar de Lima e professora dos cursos de produção de ovos de páscoa, bombons de chocolate e panificação reiterou: “Levar cursos como esses para a comunidade é muito proveitoso. Vai agregar uma renda extra para as famílias. Muitos nem têm renda fixa, então é muito bem-vindo. Além de fabricar, vender e ganhar dinheiro, eles também podem produzir para o próprio consumo”.

Concluintes do curso de panificação já pensam em abrir o próprio negócio. “Agora vou gerar renda para a minha família, esse é o meu objetivo. A prefeitura está fazendo algo muito importante, que é ajudar as pessoas a gerar emprego”, reconheceu Manoel Oliveira. “É uma atividade que gasta pouco, tem uma produção grande e pode ser feita não só para alimentar a família, mas para conquistar uma renda, e é o que vou fazer”, endossou Arlena Ramos.

Os cursos ofertados pela Semmu são destinados especialmente para as mulheres em situação de risco social, que são atendidas por algum serviço psicossocial e/ou jurídico oferecido pela secretaria.

Texto: Rayssa Pajeú
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP