SEDEN DEBATE PROPOSTAS PARA ALAVANCAR PEQUENO EMPREENDEDOR

publicado: 30/05/2017 17h00

A Prefeitura de Parauapebas vai montar um calendário anual de exposição de feiras de negócios, para impulsionar as micro e pequenas empresas do município. A proposta de construção de um calendário partiu dos próprios empreendedores, que já vêm se reunindo com a Coordenação de Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden).

No último encontro, no dia 25 deste mês, participaram a Cooperativa Mulheres de Barros, representantes de floriculturas, a Associação de Desenvolvimento Local Integrado de Parauapebas, o Programa de Saneamento de Parauapebas (Prosas), a Associação Wtorre e o Sebrae.

O fortalecimento dos micro e pequenos está também entre as estratégias do governo municipal para movimentar a economia em Parauapebas. Uma das ideias é usar incentivos financeiros do Banco do Povo para a criação de feiras de negócios bem como de um espaço permanente de exposições, que servirá também para divulgação da cultura local.

Na reunião da semana passada, ficou definido que a Seden, numa parceria com o Sebrae, irá prestar consultoria aos micro e pequenos empresários sobre custo x benefício a fim de que as feiras locais e exposições obtenham sucesso e possam gerar emprego e renda para Parauapebas.

Para o coordenador de Empreendedorismo da Seden, Roberto Rivelino, o debate é um grande avanço, pois os micro e pequenos empresários estão confiantes em relação ao trabalho desenvolvido, pois hoje têm abertura de diálogo para dar sugestões e fazer parte de todo o processo do desenvolvimento local.

Outras cooperativas e associações estão sendo contatadas para fazer parte do projeto e incentivar aqueles empreendedores de um mesmo ramo de negócio, para que se organizem como sociedade civil.

EMPRESÔMETRO

Em todo o Brasil, existem nada menos que 16.059.645 micro e pequenas empresas, com um faturamento que chega a R$ 913 bilhões. No Pará, são 341.458 pequenos empreendimentos na ativa. Os números são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Em Parauapebas, o setor passou por momentos bem turbulentos em 2015 e 2016. As estatísticas revelam, contudo, que a situação começou a mudar. Os dados mais recentes da CNC, de março deste ano, mostram que Parauapebas conta com 13.687 empresas, das quais 13.020 são micro e pequenos empreendedores, o que corresponde a 95,1% do total.

Em 2015, eram 11.735 MPEs e 315 fecharam as portas. Em 2016, outras 183 empresas não suportaram a crise econômica e seguiram o mesmo caminho. Nos três primeiros meses deste ano, foi registrado o fechamento de um número bem menor até agora de micro e pequenas empresas em Parauapebas: 35.

O governo municipal acredita que o pior já passou. “Nossa cidade não está quebrada. Eu sei que não está fácil, mas é importante manter a esperança em nossa cidade. Quem fechou hoje, vai abrir amanhã”, estimulou o prefeito Darci Lermen, ao se pronunciar no lançamento da Rota FNO, em Parauapebas, na última sexta-feira, 26.

Na ocasião, Darci Lermen disse acreditar que a parceria com o Sebrae vai resultar em vários projetos que voltarão a dar injeção de ânimo no empreendedorismo do município.

Texto: Liliane Diniz
Colaborou: Hanny Amoras