Sede do Procon é reinaugurada e serviços são retomados

publicado: 17/01/2019 13h45

Governo Municipal trabalha para implantar atendimento informatizado

O Procon de Parauapebas voltou a atender ao público em sua sede no bairro Rio Verde nesta terça-feira, 15, após cerimônia de reinauguração do prédio do órgão que passou por reformas em toda a sua estrutura.

As melhorias realizadas pela Secretaria de Obras (Semob) levaram cerca de quatro meses e garantiram ao órgão além de mais conforto aos usuários e servidores, acessibilidade adequada para portadores de necessidades especiais.

A cerimônia contou com a presença de vereadores, procuradores municipais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Parauapebas e principalmente de usuários que rapidamente lotaram o hall do prédio em busca de atendimento.

Entre os consumidores estava a aposentada Antônia Silva que procurou o órgão após recomendações para sanar o transtorno que vem sofrendo em decorrência de um cartão de crédito emitido em seu nome sem sua autorização.

“O banco liga o tempo todo para eu usar um cartão de crédito que não pedi e não tenho interesse em utilizar, não consigo cancelar o cartão, por isso vim em busca do atendimento após me informarem que aqui posso resolver”, disse a aposentada moradora do bairro Cidade Jardim.

São casos semelhantes ao da Antônia que o Procon recebe diariamente para mediar conflitos entre consumidores e empresas, levando em consideração as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Mas segundo a coordenadora do Procon, Evellyn Melo Moutinho, o setor que mais gera atendimentos no órgão é o de energia elétrica: “A procura por todo  tipo de atendimento relacionado à energia elétrica é muito alta, principalmente com queixas sobre cobranças abusivas na conta de luz. Todo mundo é consumidor de energia elétrica, o que também explica o volume de reclamações”, ressaltou Moutinho.

Ainda segundo Evellyn Moutinho, o Procon de Parauapebas é referência no Pará e recebe mensalmente servidores de outros Procons para capacitações relacionadas ao atendimento.

O órgão, que é vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), recebeu o reconhecimento do procurador geral, Cláudio Moraes, que ressaltou o interesse do governo municipal em melhorar ainda mais o atendimento. “Nós queremos que o atendimento seja aperfeiçoado não só com a estrutura, mas também com o atendimento informatizado que vamos implantar”, antecipou o procurador.

Além do presidente da Câmara Municipal, Luiz Castilho, que também falou sobre a boa estrutura que está sendo oferecida à comunidade, o representante da OAB, o advogado Guilherme Melo enfatizou sobre a parceria entre OAB e Procon: “Quero reforçar este compromisso da OAB com o Procon. Esta nova estrutura só demonstra valorização das pessoas que trabalham aqui e que, diga-se de passagem, fazem um excelente trabalho principalmente em ações coletivas”, disse o advogado.

Criado por meio de decreto em 31 de outubro de 1994, o órgão atende em média 500 pessoas por mês, na rua Araguaia, n° 40, bairro Rio Verde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h para registro de reclamações, e até às 14h para orientação e protocolo. O consumidor pode contatar o órgão por meio dos telefones: 3346-7252 ou ainda 3346-7353.

Texto: Jéssica Diniz

Fotos: Piedade Ferreira