Secretários da Prefeitura de Parauapebas visitam barragem do Gelado

publicado: 05/12/2015 00h43

A fim de conhecer as estruturas e a segurança das barragens de rejeitos da mineradora Vale, nessa quarta-feira, 2, um grupo de secretários e assessores da Prefeitura de Parauapebas visitaram a barragem do Gelado, a maior de um total de sete barragens do complexo Carajás.

Realizada pela Vale, os gestores municipais foram recebidos pelo diretor de Ferrosos Norte, Paulo Horta, e uma equipe de técnicos da mineradora. Os visitantes receberam informações, como: o que é uma barragem, o que é rejeito de minério de ferro, e também sobre elementos, tipos e ciclo de vida de uma barragem.

Durante a apresentação técnica, foi sugerido um plano de segurança entre a Vale e o poder público, como preparação em caso de um rompimento da barragem. “Vamos construir em conjunto; pensar no pior, preparados com o melhor”, disse Paulo Horta.

Na segunda parte da programação, os visitantes fizeram uma vistoria in loco à barragem do Gelado a fim de conhecer, na prática, sua estrutura de segurança. “Nós temos um grande interesse de levar adiante a ideia do plano conjunto de segurança nas barragens de Carajás, conforme foi proposto hoje nessa visita”, disse Pedro Veras, secretário de Meio Ambiente.

[widgetkit id=”13″]

Sara Dias