SECRETARIAS REALIZAM TREINAMENTO SOBRE USO DE AGROTÓXICOS

publicado: 05/06/2017 13h52

Uso excessivo de agrotóxicos, primeiros socorros, manuseio e prevenção foram os principais tópicos abordados no treinamento sobre uso de agrotóxicos destinado a agricultores, comerciantes de agrotóxicos e produtores rurais, realizado na última sexta-feira, 2, no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP).

O treinamento foi promovido pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Produção Rural (Sempror), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest – Marabá). Na oportunidade, foram ministradas palestras sobre leishmaniose e uso de agrotóxicos.

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho e palestrante Gustavo Gava, o Brasil é o país que mais consume agrotóxicos no mundo. “Isso implica em questões de saúde e segurança para os trabalhadores, como doenças e acidentes causados pelo uso excessivo de agrotóxicos”, apontou.

Ainda de acordo com o palestrante, deve-se usar uma quantidade mínima de agrotóxicos, mas os agricultores estão usando a substância em excesso. “Também são registrados a falta de uso do equipamento de proteção individual (EPI), como boné árabe, máscara, jaleco, calça, luvas e bota, bem como o conhecimento dos primeiros socorros”, criticou.

O produtor rural Leandro Batista de Souza, 28 anos, acha enriquecedor participar de treinamentos como esse. “Estou adquirindo novos conhecimentos e também aperfeiçoando o conhecimento que eu já tinha”, declarou.

O também produtor rural Antenor Rodrigues de Oliveira, 58 anos, sempre gostou de participar de treinamentos sobre agrotóxicos. “Pois sempre tive problemas com as pragas causadas nas lavouras de horticultura”.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Irisvelton Silva | Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

 

{gallery}AGROTOXICO{/gallery}