SECRETARIA DA MULHER INICIA 16 DIAS DE ATIVISMO EM PARAUAPEBAS

publicado: 19/11/2018 19h16

Com o tema “Cultivar a Paz: Desconstruir Mitos e Preconceitos em Torno da Violência Contra as Mulheres”, a campanha dos 16 Dias de Ativismo de 2018 chama atenção para o eixo IV do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, que visa promover diversas ações segundo a perspectiva de gênero com impactos na sociedade para a promoção de mudanças culturais, desconstrução de mitos, preconceitos e cultivando, sobretudo, o respeito à diversidade e à cultura da paz.

Em Parauapebas, a campanha começou hoje, 19, e segue até dia 7 de dezembro. Oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais, passeata, reuniões, simpósio, palestras, panfletagem e ação cidadania. A campanha promove o fortalecimento da autoestima e o empoderamento feminino, apoio às ações da saúde em defesa dos direitos das mulheres, elaboração de materiais informativos que estimulam atividades práticas da população masculina em relação à situação da violência contra as mulheres, além da parceria com universidades, conselhos, secretarias municipais, Poder Judiciário e demais instituições de defesa dos direitos.

Realizadas pelo governo municipal, por meio da Secretaria da Mulher (Semmu) em conjunto com demais secretarias e parceiros, os 16 Dias de Ativismo também busca sensibilizar, envolver gestores, profissionais, líderes comunitários e religiosos, operadores do direito, organizações não governamentais e governamentais, movimentos ligados aos direitos humanos, bem como toda a sociedade de Parauapebas em ações preventivas, educativas e de formação frente à situação da violência contra as mulheres.

A CAMPANHA

Os 16 Dias de Ativismo é uma campanha mundial. O período compreende datas que fazem parte da luta pela equidade de gênero e raça. No Brasil, ela inicia em 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. Em seguida, dia 25 de novembro, é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. Outra importante data que faz parte desse período é o Dia mundial de Combate à Aids, em 1° de dezembro.

A data do Massacre das Mulheres de Montreal, 6 de dezembro, fundamenta a Campanha do Laço Branco, que no Brasil é considerado “O Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. O dia 10 de dezembro marca o fim das ações da campanha.

As datas simbólicas servem para que o assunto não seja esquecido, mas é essencial frisar que a luta pelo fim da violência contra as mulheres é diária. O desenvolvimento de políticas públicas é fundamental para que hajam leis e que elas sejam cumpridas.

Outro ponto importante é o papel do cidadão como fiscalizador do cumprimento das leis. Para que essas ações sejam erradicadas, é preciso que a sociedade participe e colabore com as discussões propostas na campanha, abrace a causa e se oponha a qualquer tipo de violência de gênero.

Confira a programação da campanha aqui: Programação dos 16 Dias de Ativismo da Semmu

Texto: Rayssa Pajeú
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP