Sebrae e Prefeitura iniciam programa Cidade Empreendedora em Parauapebas

publicado: 16/12/2019 09h24

Em agosto desde ano, a Prefeitura de Parauapebas aderiu ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae, o contrato para implantação foi assinado em novembro e, na terça-feira (10/12), foi a realizada a primeira reunião de alinhamento (reunião de Kick-off ) para definição de agenda das ações iniciais para a implantação do programa.

O prazo para a conclusão do Cidade Empreendedora é de um ano. Um exemplo de produto que será entregue ao fim do programa é o Guia Para Investimentos em Parauapebas, com informações estratégicas  para quem têm interesse em investir no município.

“O ponto principal do Cidade Empreendedora é envolver o setor produtivo e o setor público. O programa é para capacitar as áreas e profissionais da Prefeitura, e vai desencadear algumas ações que a gente já vai trazer e que vão incentivar o empreendedorismo, a geração de negócios, de emprego e renda no município. O grande ganho será um ambiente de negócios cada vez melhor e fortalecido, em Parauapebas”, destacou Bruno Bilby, gerente interino da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae/PA.

O secretário adjunto de desenvolvimento, Euler Rony, que também é empresário, foi escolhido para conduzir, junto com os técnicos do Sebrae, a implantação do programa na Prefeitura, “será um marco no panorama comercial de Parauapebas, teremos maiores oportunidades para os pequenos empresário participarem das vendas governamentais, por meio de treinamento e capacitação. Bem como, os empresários poderão utilizar informações estruturadas de oportunidades de investimento”, disse.

“Parauapebas, que já é uma cidade diferenciada, vai ter seu ambiente de negócios melhorado. Com ajuda dos consultores do Sebrae, os empresários locais estarão melhor preparados para os cenários de competição que, a cada dia, são maiores”, acrescentou Euler.

Rodrigo Zanrosso, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), que é a responsável pelo Cidade Empreendedora na Prefeitura de Parauapebas, destacou que “este é um projeto de governo. Estamos na primeira de muitas reuniões que teremos para implantar com sucesso o programa do Sebrae em nosso município”.

Programa Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios.

É também um Programa de transformação econômica de municípios, organizado pelo Sebrae, em  dez eixos de atuação,  voltados para a gestão pública e lideranças locais, com foco na melhoria do ambiente de negócios, pela implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios.

Texto: Karine Gomes

Foto: José Piedade

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/ANO2019/DEZEMBRO/SEBRAE Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}

O programa visa promover um ambiente de negócios favorável, por meio da Lei Geral e de políticas estruturantes de desenvolvimento; promover a mobilização econômica das regiões e estimular o protagonismo local. Atualmente, são nove municípios do Pará implantando o programa.