SEBRAE CONVIDA DARCI LERMEN A DISPUTAR “PREFEITO EMPREENDEDOR”

publicado: 22/09/2017 16h05

Dirigentes do Sebrae, no Pará, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 22, com o prefeito Darci Lermen, para convidá-lo a disputar o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2017, considerado o “Oscar do Municipalismo”, cuja premiação – troféu e selo “Prefeito Empreendedor – será entregue ao vencedor em maio de 2018, em cerimônia na capital, Belém, durante a Feira do Empreendedor.

Participaram da reunião o coordenador do Prêmio Sebrae, no Pará, Bruno Bilbi; o consultor da instituição, Sandro Salvatori; o gerente do Sebrae em Parauapebas, Raimundo Nonato de Oliveira; os secretários municipais de Desenvolvimento, Isaías de Queiroz; de Planejamento, João Corrêa; e de Produção Rural, Eurival Martins; e chefe de Gabinete, Edson Bonneti.

Equipes técnicas das secretarias também acompanharam a reunião, na qual foi explicado o regulamento do prêmio, cujo objetivo é estimular os gestores em todo o País a implantar projetos de incentivo aos micro e pequenos empreendedores, que colaborem para a geração de empregos, fortalecimento da economia local e desenvolvimento dos municípios.

Os prefeitos vencedores nos Estados irão concorrer ao Prêmio Sebrae nacional, ganhando visibilidade em todo o País. Os candidatos podem concorrer em oito categorias, e em pelo menos quatro delas a Prefeitura de Parauapebas já vem trabalhando, conforme apontou Darci Lermen, na reunião.

Entre as ações do governo municipal, incentivos à agricultura familiar no município, onde 100 hectares estão destinados somente à fruticultura. A prefeitura aposta na alta produção de cupuaçu, banana, mamão e açaí e começou a fomentar essas culturas em Parauapebas.

“Nós vamos ter auto-suficiência em algum produto desse”, prevê Darci Lermen, que trata a agricultura familiar como mais uma nova matriz econômica de Parauapebas. O prefeito também falou aos dirigentes do Sebrae sobre a produção de jaborandi no município e do café feito a partir do caroço do açaí.

Outra informação é de que a prefeitura está formando um grupo de trabalho para estudar produtos naturais que podem ser utilizados pela indústria farmacêutica, de cosméticos e de uso pessoal. Produtos com amplas chances de ganharem mercado internacional.

Com a Floresta Nacional de Carajás, a prefeitura começou a trabalhar para alavancar o turismo em Parauapebas. Para isso, criou o Departamento de Turismo (Detur), que está traçando as políticas e ações para colocar o município na rota dos turistas nacionais e estrangeiros. “Estamos empolgados com várias possibilidades para Parauapebas. A crise nos fez pensar em coisas novas”, manifestou Darci Lermen.

Na reunião com os dirigentes do Sebrae, foi informado ainda sobre criação da Sala do Empreendedor ainda neste ano e sobre o Banco do Povo, que deverá ter o orçamento triplicado em 2018, para empréstimos a juro baixo aos microempreendedores individuais, os chamados MEIs, e pequenos empresários. A previsão é de que o banco trabalhe com algo em torno de R$ 10 milhões, ao longo do ano.

ETAPAS DA PREMIAÇÃO

Para concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, cada município pode participar com até dois projetos em categorias diferentes ou apresentar um único projeto, para disputar em duas categorias.

Haverá uma pré-seleção dos melhores projetos, que serão conhecidos por técnicos do Sebrae em visitas feitas aos municípios. A partir daí é que serão definitivamente selecionadas as melhores propostas a serem levadas a julgamento por uma comissão julgadora formada por instituições públicas – como Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Junta Comercial do Pará e Assembleia Legislativa – e privadas.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Matheus Costa