SAÚDE DE PARAUAPEBAS TERÁ PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

publicado: 08/06/2018 19h54

Um passo importante para a melhoria no atendimento à saúde da população de Parauapebas será dado pela prefeitura, com a construção de um Plano de Educação Permanente na Saúde Municipal, que foi tema de seminário promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho, Desenvolvimento e Acompanhamento do Trabalhador, com o apoio da Fundação Vale e da Universidade Estácio de Sá.

No seminário, realizado no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), profissionais da área da saúde tiveram conhecimento sobre a importância da educação permanente, definida pelo Ministério da Saúde como “aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho. A educação permanente se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais”.

A coordenadora de Desenvolvimento e Educação Permanente, Agenilma Gomes, explicou que o Plano Municipal de Educação Permanente de Saúde será construído coletivamente por meio de metodologia participativa de planejamento. “Temos vários profissionais da Semsa participando do seminário, com o objetivo de desenvolvermos e construirmos a matriz do plano pra implantarmos em ações de educação permanente no município, conforme o diagnóstico municipal da Saúde”, disse ela.

A professora Kátia Edmundo, da Universidade Estácio de Sá, disse que o seminário serviu também para levantar subsídios para formulação da política municipal de educação permanente. “A partir daí elaboraremos um documento em conjunto, com as diferentes instâncias dos profissionais de saúde daqui de Parauapebas”, informou ela.

Para quem participou do seminário, foi importante obter mais e novos conhecimentos. “Achei muito interessante ter participado desse Seminário Municipal de Educação Permanente. Excelente iniciativa do governo municipal ter nos proporcionado tanta troca de experiência quanto aprendizado acerca do assunto abordado”, avaliou a gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Liberdade II, Leina Barros.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Luciano Silva | Semsa