SARAU LITERÁRIO DESPERTA ALUNOS PARA A BOA LEITURA

publicado: 23/06/2017 14h59

Na próxima semana, mais três escolas irão realizar o evento cultural

Com o tema “Lendo e Relendo”, os 150 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget realizaram na última quarta-feira, 21, o 1º Sarau Literário da instituição. A iniciativa, que acontece em outras escolas da rede municipal, nasceu durante as oficinas de Língua Portuguesa, trabalhadas durante o primeiro semestre nas escolas que atendem a EJA, por meio do projeto “Sarau Literário”.

De forma criativa e divertida, os alunos da Jean Piaget encantaram os presentes com muita música, recital de poesia, releitura de contos, dramatizações, danças típicas, entre outras atividades, explorando o universo da leitura. Segundo Leonoura Brito Reis, técnica de Língua Portuguesa da EJA/Semed, o sarau é um evento cultural, que além de incentivar a leitura e a criatividade valoriza os talentos dos alunos, uma vez que eles podem se expressar e se manifestar artisticamente.

“Por meio da execução do projeto, fomentamos a leitura e a escrita. Nossos alunos tiveram maior contato com os vários elementos de linguagem e ampliaram o repertório literário. Além disso, valorizamos e descobrimos novos talentos”, destacou Leonoura.

Os principais escritores apresentados ao público durante o evento foram Fernando Pessoa e Gonçalves Dias. Também foram citados poemas de Carlos Drummond de Andrade e Luís Vaz de Camões.

Prestigiando o evento, o escritor e membro da Academia Parauapebense de Letras, Luís Vieira, discorreu sobre suas experiências no mundo da literatura e ressaltou a importância da leitura. “O mundo da literatura é um mundo para pessoas especiais e qualquer um pode entrar nele. Quem tem gosto pela leitura está à frente dos demais”, enfatizou o escritor, observando que o aluno que gosta de ler se destaca.

“A leitura faz essa mágica em nossa vida”, pontuou Luís Vieira, recomendando aos alunos que se dediquem aos estudos e adentrem pelo caminho da produção literária.

A aluna Elaine Carvalho Pereira, da 3ª etapa, teve três belas participações no Sarau. Ela cantou, dançou e recitou. Para ela, o momento foi singular. “Não sabia que podia fazer tantas coisas assim e, o mais interessante, é que além de aprender coisas novas nós melhoramos a interação com os colegas e descobrimos que temos grandes talentos em nosso meio”, frisou Elaine.

O resultado do sarau foi tão bom que o coordenador pedagógico da escola, Gilson Costa, e a diretora, Maria Aparecida Gonçalves, já estão pensando em outras formas de aproveitar os talentos descobertos, inclusive com a realização de outra edição do evento no segundo semestre, assim como o lançamento do primeiro show de talentos da unidade educacional.

NA PRÓXIMA SEMANA, TEM MAIS

Além da escola Jean Piaget, outras seis escolas também estão realizando sarau literário. As escolas Faruk Salmen e Eunice Moreira realizaram a atividade na noite do dia 20, enquanto a escola Olga da Silva realizou ontem, 22.

Na próxima terça-feira, 27, será a vez da Escola Terezinha de Jesus. Na quarta-feira, 28, Escola João Evangelista; e na quinta-feira, 29, Escola Dorothy Stang. Os horários das atividades são de 19h30 as 22 horas, com exceção da Dorothy, que iniciará às 17 horas.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP