SARAU LITERÁRIO CHEGA AOS ALUNOS DA EJA DA ESCOLA OLGA DA SILVA

publicado: 22/11/2018 19h13

Gosto pela arte, tão transformadora, se espalha entre jovens

e adultos que voltaram a estudar

O 2° Sarau Literário da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga da Silva foi realizado com uma programação mais que especial, recheada de muita literatura, dramatizações, danças, paródias e muito humor. Com o tema “Arte, Música e Poesia”, o evento que movimentou toda a escola ocorreu na noite do dia 15 deste mês, no pátio da instituição.

O sarau é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) em parceria com as escolas, realizado com o objetivo de fomentar a leitura e a escrita, além de ampliar o repertório literário, cultural e estimular a produção artística dos alunos da EJA.

A “Olga da Silva” foi a quinta escola a realizar o evento, das sete unidades de ensino engajadas na programação deste ano. E atingiu o objetivo com sucesso. Quem descreve o resultado positivo da noite, traduzida por ela como “memorável”, é a aluna da 4ª etapa Antonia Cristina Pinheiro, 42 anos. “É a primeira vez que participo de um evento assim. Quando ouvi os professores e colegas falarem não imaginava que era tudo isso. Gostei muito, ainda mais por ter dado minha contribuição. Espero que ano que vem tenha novamente”, anseia Antônia, que ao lado da colega Leudilene de Souza declamou o poema “Receita do Bom Aluno”.

O coordenador do 4° Ciclo e EJA da Escola Olga da Silva, Adolfo Freitas, destaca o bom resultado do sarau. “Em junho de 2017, fizemos nosso primeiro sarau, e este ano abraçamos a proposta da Semed de realizarmos a 2ª edição. E o resultado foi melhor do que esperávamos graças ao empenho de nossos alunos, equipe e gestão”, avalia Adolfo.

Para Leonoura Brito Reis, técnica de Língua Portuguesa da EJA, o sarau, além fomentar a leitura e a escrita, tem revelado talentos. “O projeto, implantado na rede em 2017, está dando muito certo. Os alunos têm avançado em relação à leitura e escrita e a cada novo sarau descobrimos a vocação de muitos para as artes”, destaca a técnica.

Também marcaram presença no evento a coordenadora da EJA, Jucineide Almeida, as técnicas Sandra Alves e Elizabet Souza e Margarida de Queiroz, coordenadora de Ciências dos 3º e 4º ciclos da Semed.

NOITE DE ENCERRAMENTO

Depois de passar pelas escolas Faruk Salmen, Carlos Drummond de Andrade, Jean Piaget, Terezinha de Jesus, Olga da Silva e Eunice Moreira, o sarau será realizado na Escola João Evangelista, no próximo sábado, dia 24.

Dia 30 deste mês, haverá o encerramento do projeto quando as sete escolas irão expor parte das atividades que foram desenvolvidas durante todo o ano. A noite cultural, que contará com a participação de cerca de 700 estudantes, ocorrerá no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), das 18h às 22h.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP