Saaep realiza ações educativas sobre consumo consciente da água 

publicado: 30/03/2019 02h58

As atividades envolveram mais de 300 alunos da rede municipal

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) concluiu nesta sexta-feira, 29, a programação realizada durante todo o mês, em alusão do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

A manhã de atividades iniciou com uma blitz educativa na PA160, próximo ao Alto Bonito. Ao mesmo tempo, equipes do departamento de educação ambiental da autarquia abordaram os moradores do residencial alertando para o consumo mais consciente da água. 

“A gente trabalha constantemente com essa mensagem do não desperdício. E própria comunidade deve ser multiplicadora dessas informações contribuindo com uma sociedade mais consciente”, enfatiza Cerni Serra, educadora ambiental do Saaep.

Depois a ação educativa se estendeu à escola Domingos Cardoso, onde estudantes desta instituição protagonizaram uma disputa rica em conhecimentos e diversão contra alunos da escola Olga da Silva. Entre as provas, os alunos tiveram que colocar a criatividade em prática apresentando gritos de guerra e produzir mascotes com material reciclável. Também teve  teste de conhecimentos gerais num jogo de perguntas e respostas eletrizante.  

“A gente estudou muito para participar da gincana e aprendemos mais ainda sobre a importância da água para a vida do planeta”, afirma o estudante Maria Eduarda.

 “Na minha casa a gente não desperdiça. Ficamos atentos na hora do banho, ao escovar os dentes. A minha mãe fica fechando a torneira quando tá lavando as vasilhas”, relata Rafael Costa. 

Além de receber a visita de estudantes na Estação de Tratamento de Água (ETA I), as ações que iniciaram no início do mês, contou com palestras, blitzes educativas e visitas técnicas em empresas. As ações contaram com a parceria do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).

Texto: Anne Costa

Fotos: Bruno Cecim

Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP

{gallery}/ANO2019/MARCO/GINCANASAAEP/{/gallery}