Saaep participa de audiência pública sobre o rio Parauapebas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) também marcaram presença no avento.

publicado: 10/06/2022 13h37

Para discutir medidas de proteção ao rio Parauapebas, a Câmara Municipal promoveu na manhã de quinta-feira, 9, uma audiência pública para debater a atual situação do maior recurso hídrico do município. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) defendeu a importância de ações emergenciais, visando manutenção do abastecimento para a população.

Ao fazer uso da tribuna, o diretor-executivo, Elson Cardoso destacou os esforços que a autarquia está realizando para que haja abastecimento de água com qualidade e segurança alimentar no município. Apesar da atual situação do rio, a água é distribuída aos usuários atendendo os padrões de qualidade exigidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação n° 5 – alterado pela portaria n° 888 de maio de 2021, do Ministério da Saúde, que regulamenta o grau de potabilidade da água para o consumo humano.

“A principal fonte de captação de água do Saaep está em um ponto do rio Parauapebas que a água chega extremamente turva, como se ainda estivéssemos no período chuvoso. Isso faz com que o processo de tratamento seja mais oneroso e mais lento. Por isso, para nós, a preservação do rio muito importante”, explica Cardoso.

Ainda durante sua fala, o diretor-executivo do Saaep destacou que a população pode ficar tranquila com relação a qualidade da água fornecida. “Temos na instituição um setor exclusivo de qualidade, que monitora e avalia os parâmetros de potabilidade. Além disso, realizamos recentemente a modernização dos nossos equipamentos laboratoriais, garantindo resultados ainda mais precisos e em tempo real. Também há análises regulares realizadas por laboratórios terceirizados”, reforça.

Texto: Comunicação Saaep

Fotos: Elienai Araújo