ROTAS TURÍSTICAS DE PARAUAPEBAS DESPERTAM INTERESSE DE AGÊNCIAS DE BELÉM

publicado: 26/11/2018 18h26

Em janeiro de 2019, empresas irão participar de um Famtour, para conhecer pessoalmente as belezas do município

O Departamento Municipal de Turismo de Parauapebas (Detur) esteve na capital Belém no dia 20 deste mês, para expor os atrativos turísticos do município em um workshop para mais de 15 agências do Pará. O convite partiu da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) do Estado.

As rotas City Tour, das Águas, do Búfalo, Carajás e Indígena receberam elogios e despertaram no público o interesse por conhecer a diversidade da beleza local. “Queremos agradecer o grande trabalho que está sendo feito em Parauapebas, através do Detur. Quero parabenizar o prefeito que está dando autonomia para ser desenvolvido esse trabalho. Parabenizar pela participação [do município] na 46ª Abav Expo em setembro, em São Paulo, que foi sucesso total. Ficamos de certa forma surpresos com tanta coisa bonita que Parauapebas tem a mostrar para nós todos, para o Brasil e para o exterior”, disse o presidente da Abav Pará e vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Pará (Sindetur-PA), Joacyr Rocha.

O representante de uma das agências, Diogo Barata, contou que as rotas que mais chamaram atenção dele foram as Indígena e do Búfalo. “Pelo diferencial que elas oferecem. A Rota do Búfalo é bem diferente porque ela tá dentro de uma propriedade onde se consegue fazer um ecoturismo bem implementado. Entendo que é um município novo, mas vejo que tem grandes atrativos, até mesmo para o belenense conhecer o que está envolto dele. É muito interessante fazer uma visita a Parauapebas”, sugeriu.

Na ocasião, foi agendado um Famtour – promoção que tem o intuito de familiarizar e despertar interesse em vender o atrativo turístico – para janeiro de 2019, para que os representantes das agências conheçam in loco as rotas e vivenciem o que Parauapebas tem para oferecer aos turistas.

Também participaram do encontro a presidente do Conselho de Turismo de Parauapebas (Comtuup), Aglaudene Tomé, e o diretor de produtos do Detur, Antonio Dácio.

O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, afirmou ter sido “muito gratificante” receber o convite de apresentação do turismo parauapebense. “Tivemos a oportunidade de apresentar nossas rotas turísticas. Isso concretiza o trabalho que o Detur vem realizando. Sem uma equipe técnica e capacitada isso não é possível. Esse intercâmbio se faz necessário para que possamos alcançar novos horizontes. Sem dúvidas, isso é muito importante para o processo que está em andamento, que é consolidar o turismo como uma matriz econômica de Parauapebas”

Marcos Alexandre e o diretor de Produtos do Detur, Antonio Dácio, representaram Parauapebas no 5º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial – Turismo Sustentável em Desenvolvimento e o Patrimônio Natural, realizado em Manaus (MA) entre os dias 21 e 24 deste mês. Mais um intercâmbio para capacitação e troca de experiências que vai contribuir para o desenvolvimento do turismo local.

Texto: Rayssa Pajeú
Colaboração: Antonio Dácio