Série turismo: Rota dos Búfalos – experiência gastronômica e interação com os animais

publicado: 15/07/2019 12h02

As principais opções de cultura e lazer oferecidas aos visitantes que escolhem a Rota do Búfalo para passeio são: exploração da gastronomia rural; conhecimento do processo de produção de derivados do leite de búfala e contato com os animais; participação em atividades no campo com pequenos agricultores locais, que apresentam o processo de plantação e apicultura.

Do cardápio da culinária típica do campo, fazem parte peixes das mais variadas espécies, galinha caipira e produtos como sucos, bolos e doces derivados de cupuaçu e cajá, mais conhecido regionalmente como taperebá.

O Sítio Boa Esperança (propriedade particular) é um dos atrativos dessa rota e conta com cerca de 300 mil pés de abacaxi, a plantação é uma das maiores da região. Nesta propriedade também há produção de mel de abelha da espécie sem ferrão, conhecidas como “Meliponíneos”. Os visitantes são recebidos com um farto café da manhã, servido com produtos da roça. O sítio está distante cerca de 30 km do centro da cidade, na localidade de CEDERE I.

O grande atrativo do Sítio Açaizal (propriedade particular), que integra a rota, é a criação de búfalos, animais de grande porte, porém dóceis, que permitem que o visitante chegue bem próximo, e até acompanhe a ordenha. No sítio há também uma Queijaria que produz queijos derivados do leite de búfala, sendo a Mozzarella de Búfala considerada a melhor do Brasil.

O sítio também é palco de um grande festival musical e cultural da região, o Rock in Roça. O evento reúne pessoas de todas as idades, tendo o objetivo de gerar oportunidades de valorização de artistas locais e regionais de diversos ramos. O lançamento oficial do VI Rock in Roça ocorreu no sábado, 13 de julho, e o evento já tem data marcada. Será no dia 7 de dezembro. A banda homenageada deste ano será a Queen. O Sítio Açaizal está localizado distante cerca de 22 km do centro da cidade.

O Balneário e Restaurante Fogão de Minas é aberto ao público e possui como principal atrativo a culinária. Os pratos diversificados da comida típica da roça são servidos em um espaço agradável às margens do rio Parauapebas. Neste local há um trapiche, mesas e locais para redes, além de piscina, vestiários, e uma boa infraestrutura para receber os visitantes. O espaço fica localizado no Complexo VS10, distante a cerca de 16 km do centro da cidade.

Uma região de plantio de açaí, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado, zona rural de Parauapebas, também tem chamado atenção de turistas que desejam experimentar o café, brigadeiro e outros produtos derivados do açaí.

Texto: Dácio Souza e Rayssa Pajeú

Fotos: Lucas Dias