REUNIÃO MARCA RETORNO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

publicado: 17/02/2017 13h25

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou na manhã desta quarta-feira, 15, da 1ª Reunião do Programa Novo Mais Educação, realizada no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). Cerca de 80 pessoas, entre diretores e coordenadores pedagógicos, estiveram presentes e receberam o material de apoio para auxiliar no desenvolvimento do programa ao longo do ano letivo.

A diretora pedagógica Veronice Coelho representou o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, e avaliou o retorno do programa e seus benefícios. “O Novo Mais Educação este ano vem com uma nova proposta que visa melhorar a assiduidade dos alunos, a autoestima, promovendo motivação, integração entre eles, oportunizando o desenvolvimento de novas habilidades”, disse Veronice, referindo-se às atividades nos campos de arte, cultura, esporte e lazer.

O Programa Novo Mais Educação foi criado para substituir o “Mais Educação” e tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, na perspectiva da educação integral. As aulas começam em março e terminam em novembro deste ano. Ao todo, serão contempladas 36 escolas e o público do programa são alunos de 3º e 4º ciclos.

Para Francisca Leite, diretora da Escola Municipal Eduardo Angelim, a volta do programa pode gerar indicadores positivos na educação do município ao final do processo. “Nós vamos fazer uma avaliação dos alunos com grau de dificuldade acentuado e trabalhar para melhorar o desempenho deles. A nossa meta é combater o histórico de repetência escolar e alcançar bons resultados no Ideb”, diz ela.

Os alunos que integram o programa vão permanecer na escola em tempo integral. A duração é de oito meses. A coordenadora do programa, Célia Brandão, destaca os pontos positivos da permanência dos adolescentes na escola. “É um momento de conhecimento. Eles estarão em espaços adequados, com alimentação reforçada. Os professores, além de ensinar, estimulam a sociabilidade. A partir desse conjunto de ações, nascem alunos transformados”.
Novo programa

O Programa Novo Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento de Educação (PDE), que ajudará estudantes a melhorar o desempenho em matemática e língua português em cumprimento ao que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no que diz respeito ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. De acordo com a portaria, o programa dará prioridade a alunos que tenham mais dificuldades de aprendizagem e a escolas com baixo indicadores.

Rebeca Rosa
Assessoria de Comunicação | PMP