REUNIÃO MARCA A REATIVAÇÃO DO GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL

publicado: 07/12/2017 14h54

Membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniram na tarde desta terça-feira, 5, no Salão do Júri, para retomar as atividades do órgão e traçar estratégias de prevenção e combate à criminalidade. Além de Darci Lermen, presidente do Gabinete, participaram do encontro membros do poder judiciário, representantes da Vale, autoridades de órgãos de segurança de todas as esferas do poder público e sociedade civil organizada.

A reunião teve início com uma breve explicação sobre as funções do GGIM e, em seguida, foi feita a demonstração com transmissão remota do funcionamento do sistema de videomonitoramento do município, que conta com 85 câmaras em operação. De acordo com o secretário de Segurança Institucional, Wanterlor Bandeira, após a implantação do Centro de Controle e Operações (CCO) houve redução dos crimes do tipo “saidinhas” de banco.

O gestor da pasta também falou sobre as mudanças na fiscalização de trânsito, com a implantação do talonário eletrônico a partir de janeiro de 2018 e considerou a reunião “muito positiva”. “Debatemos aquilo que afeta a população do nosso município. Nessa reunião, foi apresentado um novo modelo de videomonitoramento que a secretaria vai ampliar, para que possamos trabalhar preventivamente na questão da segurança pública”.

O prefeito Darci Lermen, presidente do GGIM, falou sobre a importância da união de todos os órgãos para a discussão da segurança pública; citou ainda que a implantação da Zona Azul – sistema de controle dos estacionamentos públicos das áreas de maior demanda – faz parte do projeto de segurança do município.

“Quero citar dois elementos importantes: a questão da zona azul, que vai trazer uma série de monitoramentos que precisam ser integrados aqui e o outro, que já existe em outros lugares do Brasil, que é a implantação das lâmpadas de Led. Tem todo um sistema sendo montado para que a gente possa ter uma segurança melhor. Estou muito otimista quando a isso”.

O fim da reunião foi marcado pela assinatura de um convênio entre a Prefeitura de Parauapebas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a mineradora Vale, para monitoramento e fiscalização da Rodovia Raymundo Mascarenhas, estrada que dá acesso ao Núcleo Urbano de Carajás.

Texto: Joice Lima / Semsi
Fotos: Bruno Cecim