Residencial dos Minérios ganha espaço dedicado à leitura

publicado: 27/04/2016 13h47

“Leitura é conhecimento, é aprendizado. Fico muito feliz com esse espaço. Quero que vocês leiam muito. Afinal, a leitura é uma inspiração e bons leitores podem mudar o mundo!”, disse, orgulhoso, o prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano, no evento de entrega da Biblioteca Comunitária do Residencial dos Minérios, que aconteceu na última quarta-feira, 20 de abril.

A biblioteca é uma das últimas ações do Projeto de Trabalho Social (PTS) realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) na comunidade. O PTS tem por objetivo desenvolver ações sociais para o convívio em comunidade, proporcionando, aos moradores, informações e orientações sobre organização e mobilização comunitária, geração de trabalho e renda, educação sanitária, ambiental e patrimonial.

Com a Biblioteca Comunitária, as crianças do Residencial passam a ter acesso a um acervo de livros infantis, que vão despertar nelas o gosto pela leitura. Moradora do bairro há quatro anos, a dona de casa, Edna dos Santos, de 26 anos, observa que a biblioteca é uma grande conquista para os moradores. “Tenho dois filhos, sendo que um deles tem nove anos de idade. Esse local será, com certeza, muito utilizado pelo meu filho e por muitas crianças daqui”, conta.

Para o vice-presidente da Associação dos Moradores do Bairro dos Minérios (AMBM), as ações promovidas no local pela gestão Valmir Mariano tem contribuído significativamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Eu agradeço o esforço do prefeito pela realização das ações aqui nos Minérios. Isso tudo também é fruto da nossa relação com a atual gestão. Temos solicitado muitas melhorias e estamos sendo atendidos. Temos hoje uma unidade de saúde, uma boa escola para atender as crianças, um Cras e agora essa mini-biblioteca”, comemora.

A cerimônia de entrega da biblioteca também contou com a presença de secretários municipais, vereadores, de alguns membros efetivos da Academia Parauapebense de Letras (APL), de alunos e equipe de professores da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique que na ocasião se apresentaram com repertório que incluiu músicas nacionais, internacionais, instrumental e vocal.

Para o presidente da APL, Paulo Poeta, convidado para participar da roda de leitura, a iniciativa da mini-biblioteca do Residencial dos Minérios é louvável. “Essa ação é admirável, pois torna a leitura acessível. A leitura é um hábito que só traz benefícios para a nossa vida. Como membro da Academia Parauapebense de Letras é sempre um prazer participar de iniciativas como essa”, comenta. A Biblioteca Comunitária do Residencial dos Minérios também recebeu uma doação da APL. Na ocasião, Paulo Poeta doou 17 livros de gêneros como literatura infantil e poesia.

Na avaliação da secretária municipal de Habitação, Eliane Andrade, o Residencial dos Minérios é hoje uma das localidades que mais dispõem de equipamentos públicos. “Tudo o que tem sido construído aqui nos Minérios é compromisso da gestão Valmir Mariano. Escola de Ensino Fundamental, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a pracinha do bairro, bem como a Unidade Básica de Saúde, o Centro de Desenvolvimento Comunitário e a Biblioteca Comunitária mostram o quanto o governo tem se esforçado para melhorar a qualidade de vida da comunidade”, conclui.

Jéssica Borges
Assessoria de Comunicação | PMP