Atividade é fundamental para o início dos levantamentos de campo no bairro Liberdade, previsto para setembro deste ano, com participação dos moradores.
Técnicos e entrevistadores sociais que atuam no Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) e do Departamento de Relações com a Comunidade (DRC) concluíram, na tarde desta quinta-feira (6), treinamento sobre mobilização social. A capacitação ocorreu no auditório da prefeitura.
A atividade integra o cronograma de trabalho para o início dos levantamentos de campo da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) no bairro Liberdade, em Parauapebas. O passo inicial é explicar o que é a regularização fundiária urbana aos moradores e como o projeto será desenvolvido na comunidade.
“Nesta semana, o treinamento preparou e habilitou os profissionais que estarão no contato com a comunidade. Eles vão levar as informações sobre a regularização fundiária aos moradores da área, entendendo que o papel do poder público consiste em realizar o serviço, mas com a participação do cidadão”, explica a consultora Maria do Carmo Campos, da empresa Urbe Amazônia.
De acordo com a subcoordenadora de Ações Sociais do Prosap, Eulália Almeida, as reuniões com os moradores estão sendo preparadas para o mês de setembro, com todos os cuidados necessários por conta da pandemia do coronavírus. “Durante esse processo será necessário um momento presencial com os moradores; estamos planejando o formato mais adequado levando em consideração o distanciamento social e todas as medidas necessárias para que os encontros ocorram da melhor forma possível”, reforça.
Os entrevistadores sociais que visitarão os moradores estarão devidamente identificados com camisetas e crachá funcional, usando máscaras e outros itens de segurança. Também será acertada com os moradores a melhor forma de comunicação ao longo do desenvolvimento dos trabalhos, de modo que a participação social não seja afetada.
Metas
A Prefeitura de Parauapebas tem como meta regularizar mais de dois mil imóveis no Liberdade, que também é beneficiado com as obras do Prosap.
Com o título do imóvel registrado em cartório, o morador passa a ter acesso a créditos junto a instituições bancárias para reformas e melhorias no seu imóvel, assim como a área regularizada passa a receber mais serviços urbanos, com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nela.
Texto e fotos: Jéssica Borges