Rede pública disponibilizará exame de mamografia

publicado: 10/10/2015 03h56

Durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (30) entre o Grupo Vencendo o Câncer, vereador Zacarias de Assunção e a gestão da secretaria municipal de saúde, foi anunciado que ainda neste mês de outubro será disponibilizado na rede pública o exame de mamografia, o aparelho já se encontra devidamente instalado no Hospital Municipal e o fluxo de acesso ao serviço está em processo de construção.

A equipe de gestão e o vereador ouviram o relato de mulheres que tem ou passaram pelo câncer de mama. “Nossa intenção é implantar uma gestão participativa, por isso, é tão importante ouvi-las”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), João Luiz Ribeiro, informando que a gestão encaminhará as ações solicitadas pelo grupo.

Dentre as ações está o contato com uma clínica, especializada em oncologia, interessada em implantar um polo de atendimento em Parauapebas. “Muitos pacientes oncológicos daqui são atendidos nessa clínica que fica em outro Estado, em conversa com o diretor de lá, percebemos o interesse da implantação de uma unidade aqui em Parauapebas e nós achamos a ideia maravilhosa por que, além de sofrermos muito com doença, padecemos com a necessidade de deslocamento, ficando semanas longe dos nossos lares, da nossa família”, destacou uma das integrantes do grupo.

A gestão da Semsa se comprometeu em marcar uma reunião com a direção da clínica indicada pelas pacientes oncológicas do grupo Vencendo o Câncer. “Vamos recebê-los e apresentar a nossa cidade, vamos levá-los à Associação Comercial e Industrial (ACIP) e daí eles avaliam se vale a pena investir em nosso município com a implantação de uma clínica oncológica aqui”, disse o secretário. O vereador Zacarias de Assunção também se comprometeu em ajudar no que for possível.

Em Parauapebas nenhum estabelecimento de saúde atende a especialidade em oncologia, por esse motivo, os pacientes são encaminhados para tratamento fora do município, o que demanda mais custo para os cofres públicos e dificuldades para os pacientes por conta da locomoção .

“Saímos animadas dessa reunião, com boas expectativas, nossa luta é por nossas causas pessoais, mas também em prol de muitas mulheres que passam por esse problema de saúde, mas não tem coragem de assumir a doença”, avaliou Edelves Carvalho, que é professora e luta contra o câncer de mama há um ano.

Outubro Rosa em Parauapebas

A inauguração do mamógrafo integrará a programação do Outubro Rosa no município, que contará também com palestra voltada aos profissionais de saúde, uma caminhada e uma programação na Praça de Eventos com a oferta de serviços de saúde, embelezamento, atividades esportivas e culturais.

Karine Gomes

Assessoria de Comunicação | PMP