REDE MUNICIPAL DE ENSINO INICIA MATRÍCULAS PARA ALUNOS NOVATOS

publicado: 09/01/2018 14h35

De 8 a 12 de janeiro, a rede municipal de ensino de Parauapebas estará realizando as matrículas para novos alunos. Sendo que, as matrículas para o ensino fundamental (1° ao 9° ano) ocorrem nos dias 8, 9 e 10. Já as da pré-escola/educação infantil (alunos de 4 e 5 anos), será de 8 a 12.

Este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), composta por 68 unidades educacionais, deverá receber cerca de 1.500 novos alunos, incluindo os alunos da educação infantil, na modalidade de creche (9 meses a 3 anos de idade).

Os pais ou responsáveis que desejam efetuar a matrícula dos estudantes, devem comparecer à unidade educacional de sua preferência. A orientação da Semed é para que as escolas deem preferência àqueles estudantes que residem no bairro ou na região onde a instituição educacional está situada.

Para a matrícula são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade, carteira de vacinação (para alunos da educação infantil), comprovante residência, 2 fotos 3×4 e cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário). Quando o aluno é oriundo de outra unidade educacional, no ato da matrícula, é necessário apresentar também o Histórico Escolar ou a Ressalva de Transferência emitida pela escola de origem.

Todas as informações sobre as matrículas poderão ser obtidas nas unidades escolares nas quais os pais pretendem matricular os filhos. As instituições estão atendendo ao público de segunda a sexta-feira, de acordo com o cronograma de horários estipulado por cada unidade educacional para melhor atender a comunidade, sendo que a grande maioria está realizando as matrículas de 8 as 14 horas.

MATRÍCULAS NAS CRECHES

Dez escolas de educação infantil estão matriculando alunos com idade de ingresso em creches. As creches Ribamar Leite (Popular II) e Leide Maria Torres (Jardim Canadá) estão disponibilizando vagas para alunos dos 9 meses a 3 anos e 11 meses de idade. Já nas unidades de educação infantil: Comecinho de Vida, Deyse Lorrena, Dona Rosa, Gente Inocente, Mundo Infantil, Pequeno Principie, Sorriso de Criança e Vovó Ana, o atendimento é para crianças a partir dos 3 anos.

De acordo com o decreto municipal de número 2305/2017, as matrículas de crianças nas unidades de educação infantil, na modalidade creche, serão realizadas de acordo com critérios específicos, objetivando priorizar as famílias de baixa renda. Por isso, ocorrerão em três etapas: inscrição, seleção (realizada por uma comissão) e confirmação de matrícula. Sendo que as inscrições poderão ser realizadas de 8 a 15 de janeiro.

Para a inscrição, os pais ou responsáveis deverão comparecer a escola munidos de originais e cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; comprovante de residência em nome dos pais ou do responsável legal do aluno; carteira de Identidade, CPF e carteira de trabalho do pai, mãe ou responsável; número de inscrição no Cadastro Único e comprovante de renda de todos os membros da família.

Para fins de seleção e matrícula, deverão ser considerados os seguintes critérios: número de inscrição do Cadastro Único (renda total da família constituída); condição de moradia da criança; contexto familiar; ausência dos pais ou responsáveis legais, e demais adultos com famílias constituídas, por necessidade de atividade remunerada; idade da criança e a data que realizou a inscrição; e relatório da comissão.

Para análise dos documentos, a ser realizada no período de 15 a 30 de janeiro, será formada uma comissão compostas pelos seguintes membros: um assistente social da Semed; dois representantes do setor de Educação Infantil da Semed; um representante do Conselho Municipal de Educação.

Após a análise do relatório formalizado pela comissão, as unidades educacionais informarão aos responsáveis sobre as inscrições deferidas e indeferidas.

INSCRIÇÃO NO CADÚNICO

Os Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município estão priorizando as inscrições no Cadastro Único das famílias que pretendem pleitear uma vaga nas creches municipais.

INÍCIO DO ANO LETIVO:

De acordo com o calendário letivo de 2018, as aulas da educação infantil, pré-escola e ensino fundamental das zonas urbanas e rurais serão iniciadas no dia 19 de janeiro, enquanto que, para as crianças matriculadas nas creches o início do período letivo será 5 de fevereiro.

Texto: Messania Cardoso
Foto: Piedade Ferreira