QUINZE MIL PESSOAS PRESTIGIAM DESFILE CÍVICO EM PARAUAPEBAS

publicado: 12/09/2017 10h30

O espaço da Praça de Eventos e parte da rua E ficaram pequenos para acomodar o público que foi prestigiar o desfile cívico de 7 de Setembro. Evento organizado em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil. Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 15 mil pessoas prestigiaram as apresentações.

Com o tema “Parauapebas Nossa Pátria, Nossa Gente”, a edição deste ano contou com a participação de 1.500 pessoas entre integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), Maçonaria, instituições religiosas,grupos de escoteiros, dentre outros.

A abertura do desfile ficou por conta da Escola de Música Maestro Waldemar Henrique, que executou os hinos com muita maestria, ao lado do palanque onde se encontravam o prefeito Darci Lermen e demais autoridades. Depois das instituições militares, os índios Xikrins também abrilhantaram o evento realizando algumas danças típicas. Simpatia e elegância foram esbanjadas pelas porta-bandeiras da Escola Chico Mendes, que encantaram o público.

Temáticas relevantes como direito das crianças, evangelização, educação ambiental, esporte, cultura e lazer foram abordadas pelas instituições participantes de forma criativa e bela, como o Clube de Desbravadores, da Igreja Adventista do 7º Dia, que apresentou o maior pelotão do desfile.

O fechamento do evento ficou por conta da Fanfarra Municipal Faruk Salmen, que apresentou na avenida um espetáculo de som e cor, com novos uniformes e uma novidade: o corpo coreográfico, que deu um brilho a mais à fanfarra, numa organização da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ). A equipe organizadora do evento, composta por 150 funcionários da secretaria de Educação, também marchou pela avenida em comemoração ao sucesso do evento.

A auxiliar administrativa Josélita Coutinho levou a família para apreciar as comemorações. Para ela, o desfile faz alusão não só a um momento histórico, mas representa um tempo de festa. “Faz tempo que não prestigio a data cívica e hoje fui surpreendida com o que vi. Minha filha ficou encantada, principalmente com a apresentação do ballet da Semel. A organização está de parabéns”, elogiou Josélita.

A jovem Natasha Araújo, 16 anos, já participa das comemorações há seis anos e garante que sempre fica emocionada. “Sempre dá um friozinho na barriga ao entrar na avenida e ver tanta gente, mas logo esse sentimento é substituído pela felicidade de estar comemorando a Independência e ainda representar a minha igreja”, disse a participante da Igreja Adventista.

AS AUTORIDADES

Além do prefeito Darci Lermen, muitas autoridades marcaram presença no desfile, entre elas o vice-prefeito Sérgio Balduíno; o secretário de Educação, Raimundo Neto; o presidente da Câmara Municipal, vereador Elias Ferreira; representantes das instituições militares e vários secretários e vereadores.

Para o prefeito Darci Lermen, 7 de Setembro é um dia para comemorar e refletir. “Esta é uma data para ser lembrada, festejada e respeitada por todos nós. Fico feliz pela participação das instituições e, principalmente, da população parauapebense. Olhar para avenida e ver o grande público que prestigiou o desfile cívico faz com que a prefeitura se sinta recompensada por todo o esforço”, assinalou ele.

A data também é importante, frisou Darci Lermen, para reforçar o sentimento cívico na população principalmente num momento em que todo o País enfrenta uma avalanche de problemas na área política e econômica, o que reflete nos municípios. “Não podemos baixar a cabeça diante dos problemas, das dificuldades. Construir juntos esse deve ser o nosso lema. Precisamos construir juntos Parauapebas, o Pará. Quem ama cuida, já dizia o poeta”, sublinhou o prefeito.

Destacando a importância das comemorações, o secretário de Educação, Raimundo Neto, avaliou o desfile como um sucesso. “A edição deste ano teve um caráter mais cívico, com a participação de entidades civis e militares, além de instituições que não participaram nos anos anteriores. Foi um desfile tranquilo e bonito realizado com o intuito de marcar esse momento histórico”, concluiu o gestor.

Texto: Messania Cardoso e Rebeca Rosa | Semed
Fotos: Bruno Cecim e José Piedade