Prorrogadas inscrições para a IV Conferência do Fundo Municipal de Habitação

publicado: 17/05/2016 11h54

As inscrições para a IV Conferência do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social seguem abertas desde o dia 5 de maio e podem ser feitas até o dia 3 de junho, das 8 às 14 horas, na sala do Conselho Municipal de Habitação, localizada no 1º andar do prédio do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas, Bairro Beira Rio II.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Habitação, Edvaldo Pereira da Silva, a conferência é realizada no período em que antecede o mandato do conselho e visa abrir espaços para que entidades civis sem fins lucrativos participem das discussões acerca das políticas públicas habitacionais.

As inscrições que encerrariam no próximo dia 25 de maio foram prorrogadas para o dia 3 de junho, tempo para que todas as entidades interessadas possam se inscrever. “As pessoas deixam tudo para a última hora, por isso, mesmo com todas as dificuldades em alterar os prazos da conferência, fizemos a prorrogação das inscrições. Vamos estender o prazo por mais uma semana para que todos participarem”, comunica.

Conforme consta no Regimento Interno da Conferência, o evento será realizado pelo Conselho Municipal de Habitação no mês de julho e conta com o apoio da Secretaria de Habitação. “A importância é levar ao conhecimento das entidades participativas a responsabilidade que elas têm, bem como o compromisso de cada uma com a construção e o desenvolvimento da cidade”, observa Edvaldo Pereira, reforçando, ainda, que a conferência reunirá representantes de entidades civis sem fins lucrativos e do Governo Municipal.

O presidente do Conselho Municipal de Habitação acrescenta que a entidade fará a conferência com total transparência, para que todas as instituições participem com os mesmos direitos. “É importante lembrar que a conferência não é partidária, mas um evento democrático. Vamos tratar de assuntos relacionados à moradia, sobre projetos habitacionais e recursos para a construção de casas. O objetivo é tratar de projetos que contribuam com a melhoria de vida das pessoas que vivem em áreas de risco; pessoas que não tem condições de comprar um terreno e construir uma casa”, conclui Edvaldo.

Sobre a Conferência

A IV Conferência do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social ocorrerá no dia 1º de julho, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). Dentre os objetivos da conferência estão propor diretrizes para a Política Pública Habitacional do Município de Parauapebas para o biênio 2017/2018; propiciar a participação popular dos diversos seguimentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliação sobre a política habitacional de interesse social no Município; propor a interlocução entre autoridades, gestores públicos do Município, Estado e União sobre os assuntos relacionados à Política Habitacional de Habitação de Interesse Social; propiciar e estimular a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano e habitacional por meio de debates abertos a todos os segmentos da sociedade local.

Jéssica Borges
Assessoria de Comunicação | PMP