PROJETOS EDUCATIVOS AJUDAM ESCOLA A INTERAGIR MAIS COM A COMUNIDADE

publicado: 13/06/2017 12h11

Muitas apresentações, palestras e exposições marcaram a culminância dos projetos educativos “História Parauapebas” e “Xô Aedes”. O evento, que trouxe informações e atividades lúdicas, foi realizado pela Escola Municipal de Educação Infantil Cora Coralina na manhã de sexta-feira, 9.

Por meio da culminância, a escola procurou socializar com a comunidade escolar o resultado do trabalho desenvolvido durante o 1º semestre e, para isso, contou com a colaboração de todos os funcionários. Na ocasião, o pátio da escola ficou lotado de pais, alunos e comunidade, que compareceram para prestigiar o evento.

Repassadas por meio de várias apresentações musicais, de dança, palestras, paródias e jograis, as lições aprendidas durante a ação estavam relacionadas à importância de se conhecer melhor a história do município e os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Ilma Barbosa de Oliveira é mãe do pequeno Lucas Eduardo Rodrigues de Oliveira, aluno do infantil V. Ela afirma ser uma mãe presente e participativa, que busca sempre acompanhar todas as programações da escola. Na avaliação de Ilma, o resultado dos projetos foi muito bom e a culminância superou as expectativas.

“Estou muito orgulhosa do meu filho. Ele fez uma ótima apresentação. Busco estar sempre presente na vida escolar dele e costumo prestigiar todos os eventos realizados pela escola. Eu percebo que a escola busca desenvolver bons projetos, como estes apresentados aqui hoje. Tudo estava muito bem organizado e as apresentações foram lindas”, concluiu a mãe.

A empolgação de Lucas durante a culminância era contagiante. Assim como as outras crianças, observava tudo com atenção e fez questão de falar sobre o que vivenciou. “Esses dias visitei um monte de lugares que nunca tinha ido: a Câmara, a prefeitura e também a feira. E hoje falei sobre Parauapebas”, descreveu o pequeno que também contou que levou informações para casa sobre a prevenção de doenças como a dengue e zika vírus.

ABRANGÊNCIA DOS PROJETOS

A diretora da instituição, Ivana Melo, avaliou que os resultados alcançados com a execução dos projetos foram excelentes. “Já havíamos trabalhado a história de Parauapebas ano passado, mas só este ano o projeto alcançou a proporção que esperávamos. Conseguimos envolver todos os profissionais e alunos e extrapolamos os muros da escola, levamos as crianças para conhecerem espaços importantes da cidade, dentre eles a prefeitura e o CAP”, informou a gestora.

Coordenadora pedagógica da unidade educacional, Rosangela Rodrigues ressaltou o quanto a equipe de lá se empenhou para realizar um bom trabalho e o quanto essas ações são importantes para estreitar os laços entre família e escola.

“Nossa equipe trabalhou de forma integrada e se dedicou bastante para que tivéssemos o melhor resultado. Os pais também aceitaram bem o convite e compareceram de forma expressiva. A participação da comunidade é importante, tanto para conhecerem a nossa proposta pedagógica quanto para valorizar o produção dos filhos, pois sempre que o pai acompanha de perto a vida escolar da criança ela se sente mais valorizada e tem um desempenho escolar melhor”, enfatizou a educadora.

A ação também contou com a participação da Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás – Mulheres de Barro, que na ocasião expôs as peças confeccionadas pela entidade. E mais: a história de Parauapebas foi apresentada na exposição fotográfica itinerante “História da Nossa Gente”. A mostra traz 42 fotos pertencentes ao acervo do Museu Hilmar Harry Kluck.

Texto e fotos: Messânia Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP