Projeto “Inseminar para Melhorar” vai alavancar a pecuária leiteira de Parauapebas

publicado: 27/01/2020 14h21

Produtores rurais de Parauapebas são beneficiados com o projeto “Inseminar para Melhorar”. O intuito é alavancar a pecuária leiteira do município, proporcionando mais produtividade e renda para o produtor por meio do melhoramento genético, adequação alimentar e sanidade do rebanho, além de contribuir também com a economia local. A expectativa do projeto é dobrar a produção leiteira dos pequenos produtores atendidos pela Prefeitura, que hoje produz cinco litros por animal.

Alessandro da Conceição foi o primeiro produtor a receber o benefício.  “Pra gente, pequeno produtor, é uma alavancada grande esse apoio que recebemos da Prefeitura. A gente não tinha esse incentivo, né? Se você quisesse obter uma coisa assim, tinha que correr atrás, tirar do bolso pra poder fazer e agora não, com essa ajuda aí, dá uma melhora boa pra gente. É de longo prazo, mas vai melhorar, com fé em Deus”, disse.

O gestor da Secretaria de Produção Rural (Sempror), Elson Cardoso, acompanhou a inseminação nos primeiros animais. “O objetivo do governo é aumentar a bacia leiteira do nosso município, aumentar a produção do pequeno produtor, levar qualidade genética para a zona rural. É uma renda a mais para o produtor que vai ter mais lucro no mesmo espaço e intervalo de tempo que tem hoje”, ressaltou.

“É um projeto a longo prazo, mas que tem um trabalho e acompanhamento técnico continuado. Os animais passam por uma avaliação técnica no local, onde as vacas são implantadas e após isso inseminadas. Elas receberão o acompanhamento gestacional com auxílio de ultrassonografia até o parto”, explicou o coordenador de pecuária do município, Eder Ramiro. Ele disse ainda que a Prefeitura atende mais de 1.200 mil produtores rurais ligados à bovinocultura, tanto de corte, quanto leiteira e que para receber o benefício do melhoramento genético, o rebanho precisa passar pelo diagnóstico do veterinário e exames clínicos. Os produtores interessados em receber o benefício devem procurar o técnico que atende sua região ou a Sempror.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Lucas Dias