PROJETO ESTIMULA CRIANÇAS A VIVENCIAR A HISTÓRIA DE PARAUAPEBAS

publicado: 16/05/2017 12h32

Mais de sete mil alunos da rede municipal percorrem espaços públicos que retratam a cidade

Em comemoração ao 29º aniversário do município, as escolas de educação infantil da rede municipal de ensino desenvolvem o projeto institucional “Conhecendo Melhor a História de Parauapebas”. Quem participa desse momento lúdico e cheio de conhecimento são os mais de sete mil alunos com idades entre 4 e 5 anos (Infantil IV e V). A ideia é incentivar a nova geração sobre a valorização da história da cidade e promover o senso de responsabilidade e cidadania.

Dentre as ações pedagógicas, estão inclusas aulas teóricas e práticas sobre o processo de fundação da cidade e sua construção. As aulas teóricas ocorrem nas instituições. Já as práticas incluem visitações a diversos espaços do município, como órgãos públicos, shopping, praças etc, uma forma de apresentar os principais pontos turísticos e aguçar a curiosidade em explorar a cidade em que moram.

Na manhã de segunda-feira, 15, foi a vez de duas turmas infantil IV da Escola Municipal de Educação Infantil Ana Maria Machado terem sua aula prática. As crianças visitaram a Prefeitura de Parauapebas e a Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, além de conhecerem os vários espaços da prefeitura, foram recebidos pelo prefeito Darci Lermen e pela primeira dama Viviane Lermen. Na sequência, participaram de uma roda de leitura na Biblioteca da Câmara.

O prefeito considera muito bom receber as crianças e aproximá-las do governo municipal. “Recebo as crianças com muita alegria. É importante elas terem conhecimento de que as instituições públicas como a câmara, prefeitura e outras organizam a vida pública e que elas estão inseridas neste contexto. E quem sabe no futuro algumas delas façam parte da vida política da cidade”, disse Darci Lermen.

Contato com índios

Outras duas turmas da mesma escola também fizeram visitas a esses espaços, tendo um encontro inesperado com os índios Xikrins, no hall de entrada da prefeitura. O encontro despertou curiosidade e promoveu diversidade, conforme observou a diretora da unidade educacional, Arlete Rodrigues.

“O encontro foi muito válido. Quando as crianças viram os índios foi impactante, porque elas idealizam os índios que são vistos apenas nas TVs e livros. Ao retornarmos à escola, realizamos uma roda de conversa, onde as crianças pontuaram as diferenças de uma novidade que acrescentou muito conhecimento”.

Escola Cora Coralina

Na sexta-feira, 12, alunos da Escola Cora Coralina foram recebidos pelo secretário de Educação, Raimundo Neto, que aproveitou a oportunidade para bater um papo descontraído com a turminha e apresentar seu ambiente de trabalho. Para o secretário, é importante tirar os alunos do ambiente escolar e levá-los a outros ambientes para que possam, de fato, vivenciar a experiência enquanto educandos.

Além disso, acrescentou Raimundo Neto, receber crianças é sempre motivo de alegria. “Receber essas crianças no meu gabinete é sempre prazeroso. Trazem muita alegria, muita animação e energia positiva para o nosso trabalho”, afirmou o secretário.

Texto: Rebeca Rosa e Messania Cardoso | Semed
Fotos: Rebeca Rosa, Messania Cardoso | Gilberlan Atrox