PROJETO EDUCACIONAL BUSCA ESTREITAR LAÇOS ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

publicado: 10/11/2017 15h38

Na busca de estreitar os laços entre família e escola e envolver ainda mais os pais e a comunidade nas atividades desenvolvidas pela instituição, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Laura, no bairro Bela Vista, realizou na manhã de hoje, 10, a culminância do projeto “Além dos Muros da Escola”.

Durante o evento, destinado à comunidade escolar interna e externa, foram realizadas várias atividades e oferecidos serviços, como palestras, corte de cabelo, designe de sobrancelhas, limpeza de pele, orientação nutricional, distribuição de cestas básicas e brinquedos.

Quem aproveitou a oportunidade para se atualizar sobre a prevenção de algumas doenças e realizar o designe de sobrancelha foi a jovem Estephanie Sampaio, 18 anos. Ela tem dois irmãos que estudam na unidade educacional e recebeu o convite para participar da ação por meio deles. “Nem todo mundo pode ir a um salão usufruir desses serviços, e ter essa oportunidade é muito bom. Estou muito contente com o resultado”, disse Estephanie.

Maria Aparecida Silva Barros é mãe do estudante João Henrique Barros, 11 anos. Para ela, contribuir com a ação social realizada pela escola do filho representa um ato de amor ao próximo. “Nós sabemos o quanto existem pessoas passando necessidades. E a escola está nos ajudando a ajudar essas pessoas. Isto é um ato de solidariedade, de amor ao próximo; também é uma forma de participarmos e compreendermos melhor o trabalho realizado pela escola”.

Dentre os parceiros envolvidos na ação social estão a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho Tutelar, Guarda Municipal e algumas instituições privadas. Segundo Josélia de Oliveira, gestora da Escola Irmã Laura, o envolvimento dos parceiros e da comunidade foram fundamentais para a realização da ação.

“É a primeira vez que realizamos uma ação como esta e o resultado está sendo excelente, graças à colaboração da nossa equipe, comunidade e parceiros. Nós já estamos planejando outro momento e o intuito é ofertamos mais serviços”, adiantou Josélia, para lembrar que a arrecadação de alimentos continua, “pois queremos realizar o nosso Natal Solidário”.

PREVENÇÃO E SAÚDE

Um dos focos do projeto é levar informação e conscientizar a população. Por isso, a técnica de enfermagem Camila Lima falou à comunidade sobre prevenção, causa e sintomas das diabetes, hipertensão, câncer de mama e DSTs.

“A prevenção ainda é a melhor atitude. Precisamos tomar certos cuidados, como nos alimentarmos de forma saudável e adequada, reduzir a quantidade de sal e gordura na preparação dos alimentos, realizarmos atividades físicas. Tudo isso contribui para a prevenção de doenças e garantia de qualidade de vida”, orientou Camila.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Piedade Ferreira