PROJETO DE MACRODRENAGEM É APRESENTADO AOS LOJISTAS DE PARAUAPEBAS

publicado: 22/05/2018 12h19

Macrodrenagem e projetos habitacionais animam comerciantes

com a geração de emprego e renda

Lojistas instalados no Partage Shopping puderam conhecer mais sobre projetos que vão impulsionar a economia local e ainda o grande projeto de macrodrenagem apresentado por técnicos da prefeitura municipal e pelo prefeito Darci Lermen, na sexta-feira, 18.

A convite do empreendimento, o governo municipal fez uma demonstração da importância que representa o Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) para a população, sobretudo para moradores que vivem nas proximidades das bacias do igarapé Riacho Doce, igarapé Ilha do Coco e Guanabara.

São nestas áreas onde as obras serão iniciadas. Entre as justificativas para colocar o projeto em prática, estão os alagamentos em períodos chuvosos, o crescimento populacional desordenado muito próximo ou sobre os canais, além da ausência de saneamento básico, o que deixa populações de menor renda mais vulneráveis a todos os problemas encontrados nas áreas.

São estas condições inadequadas de moradia que preocupam o governo municipal e que fizeram o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sinalizar a aprovação do financiamento de aproximadamente US$ 70 milhões, com uma contrapartida de US$ 17,5 milhões da Prefeitura de Parauapebas, o que totaliza, atualmente, cerca de R$ 326 milhões.

Darci Lermen afirmou que a ordem de serviço está prevista para ser assinada entre os meses de setembro, o que possibilitará o início das obras ainda este ano. “A expectativa é que sejam gerados aproximadamente 2.500 empregos. É o maior projeto da cidade, que vai mudar a vida da população”, disse o prefeito. Pelo projeto, a obra está prevista para ser executada em seis anos.

Aos lojistas, o governo municipal falou ainda dos investimentos para projetos habitacionais de interesse social, entre os quais o projeto “Lar da Nossa Gente” que prevê dois mil lotes com estrutura, além do kit construção, que dará ao beneficiário um cartão com crédito para comprar no comércio local materiais para a construção civil.

Segundo Darci Lermen, todas as lojas do segmento serão cadastradas e as regras relacionadas ao benefício ainda serão definidas, mas de todo modo o governo municipal prevê a injeção de aproximadamente R$ 30 milhões no comércio local.

Outra notícia bastante animadora para a economia local é a retomada do projeto habitacional Nova Carajás lV, o que representa a criação direta e imediata de 800 empregos para construção de 1.194 unidades habitacionais.
Semelhante ao residencial Nova Carajás lV, mais centenas de empregos serão gerados com as obras de 550 unidades no Residencial Vila Nova ll em razão das desmobilizações que serão feitas de famílias oriundas de áreas que receberão as obras de macrodrenagem.

A Prefeitura de Parauapebas planeja também a construção de mais duas mil unidades habitacionais, além de investimentos de mais de R$ 100 milhões já formalizados para obras de pavimentação asfáltica, o que beneficiará áreas como a VS10.

Para o superintendente do Partage Shopping Parauapebas, Antônio Carlos, apesar das preocupações naturais dos comerciantes locais quanto ao desenvolvimento socioeconômico do município, conhecer as perspectivas e projeções de crescimento da economia de Parauapebas é fundamental para entender também o motivo de o empreendimento estar na região há sete anos.

“Nós ficamos muito entusiasmados em saber do tamanho do investimento que já está sendo feito pelo município e dos esforços para mudar a cara da cidade. Trazer mais desenvolvimento e mais qualidade de vida à população é o que gera ânimo e impacta diretamente no nosso comércio”, disse Antônio Carlos.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Bruno Cecim