Projeto da nova Praça dos Metais é apresentado aos comerciantes do “Costa pra Rua”

publicado: 29/08/2019 08h42

A população de Parauapebas terá um novo espaço de esporte, lazer e atividades culturais: a Praça dos Metais, uma das mais antigas da cidade, que será ampliada e totalmente revitalizada. Nesta quarta-feira (28), os comerciantes que atuam na área conhecida como “Costa pra Rua”, localizada próxima à praça, conheceram o projeto da obra.

Os comerciantes aprovaram o projeto apresentado, Hilda Carvalho, que tem um restaurante no “Costa pra Rua” há quase 30 anos gostou da iniciativa e destacou, “eu amo aquele lugar, foi lá que consegui sustento para criar meus filhos. Esse projeto veio em boa hora”.

Seu Antônio Oliveira também vende comida há mais de 20 anos na localidade, “sou grato a Deus por essa oportunidade. Vamos ter agora uma área mais digna pra trabalhar e o melhor: não vamos perder nossos clientes”, destacou. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), há 30 comerciantes trabalhando no local.

“Os comerciantes não serão remanejados durante a obra, eles vão continuar onde estão. Com a conclusão, aqueles que trabalham com venda de comida receberão boxes na praça de alimentação que será construída. Quem trabalha com outros segmentos, diferentes do ramo de alimentação (salão de cabeleireiro; serralheiro; vendedores de confecções; etc), será alocado em outros espaços comerciais a serem definidos”, detalhou a secretária interina de Urbanismo, Selma Dantas.

“Nossa previsão é começar as obras em 60 dias. O perímetro da Rua 14, entre as ruas A e E, será suprimido, e a atual área da Praça dos Metais vai  expandi e agregará o espaço onde funcionam os estabelecimentos comerciais do Costa pra Rua”, informou o secretário de Obras, Wanterlor Bandeira.

De acordo com o arquiteto Daniel Karaja, da Secretaria Municipal de Obras (Semob), a Praça dos Metais passará a ter 17.400 m2 e contará com área para eventos, praça de alimentação com área sombreada, espaços de convivência, pista de skate e de outros esportes radicais, quadra de basquete e futsal, ponto de táxi e moto-taxi, parede de escalada e posto da guarda municipal, além de amplo estacionamento.

“Eu fui procurado pelos taxistas que estavam preocupados em perder o ponto, mas hoje, vi aqui que o projeto contempla também a categoria. Gostei muito do projeto como um todo”, destacou o vereador Marcelo Parceirinho, representante do legislativo na reunião.

Texto: Karine Gomes

Fotos: José Piedade