Projeto Circuito Cultural descentraliza ações e leva oficinas, arte e lazer pela cidade

publicado: 06/05/2016 12h20

A Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com grupos culturais, lançou o Circuito Cultural, um projeto itinerante que tem como objetivo levar oficinas e espetáculos de arte e música. São oficinas de percussão, circo, artes plásticas, dança e fotografia, além de apresentações de teatro, música e cinema a céu aberto, com entrada gratuita.

Entre as atrações, jogos educativos e espaços para brincadeiras que vão garantir a diversão da garotada e no palco, muita música com artistas locais.

O Projeto está em implantação, mas algumas atividades já estão em funcionamento. Como é o caso das oficinas de dança, conhecidas como “Sacudindo os Bairros”. São cerca de 500 pessoas que já frequentam as aulas de zumba e aeróbica nos polos do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), bairros Liberdade, Minérios e Primavera. Segundo a Secult, mais um polo, ainda me implantação, integrará o Circuito no Bairro Jardim Tropical.

Caroline Olivar, 49 anos, é uma delas. Na busca pelo bem-estar e cuidado com a saúde, ela diz ter encontrado no projeto “algo maior”. “Hoje, quando subo na balança, comemoro 10 quilos a menos e estou livre da depressão”.

O Circuito Cultural oferecerá ainda o Circuito Brincante, um espaço dedicado à cultura, entretenimento e lazer. Durante todo o dia, serão realizadas atividades que visam o enriquecimento das competências criativas das crianças. Jogos e brincadeiras de rua tradicionais como pega-pega, dança da cadeira, amarelinha, bambolê, elástico, pula corda e muito mais.

“Esta é mais uma iniciativa de Prefeitura para a valorização da nossa cultura. Nossa intenção é descentralizar as ações e levar arte, cultura e lazer aos bairros da cidade”, disse o prefeito Valmir Mariano durante visita ao projeto, realizada na terça-feira, 3, no CDC.

Oficinas

Além da oficina de Dança, o projeto prevê a implantação de oficinas Percussão, Artes Plásticas e Fotografia. Para se inscrever nas oficinas, os interessados devem procurar a Secult, localizada na Rua E, antiga Câmara de Vereadores. Telefone: (94) 3346-2007.

Lisane Bitencourt
Assessoria de Comunicação | PMP