Programa de Preparação para Aposentadoria é socializado com servidores

publicado: 15/12/2015 13h51

Na manhã da última sexta-feira (11), no auditório da Prefeitura de Parauapebas, foi realizada a socialização do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) destinado a servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O PPA tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e preparar servidores ativos para o período da inatividade funcional.

Criado este ano a partir da portaria de número 769, o programa tem duração de dois anos para desenvolver ações com servidores da Semed em vias de aposentadoria. É um instrumento que oferece subsídios para que os profissionais possam conhecer a multidimensionalidade que envolve uma aposentadoria com qualidade de vida e convivência social.

Na programação do PPA, são abordadas as temáticas Aposentadoria como Direito (Regras); Finanças e Empreendedorismo; Saúde e Qualidade de Vida; Redes Sociais; Aposentadoria e Cidadania; Projeto de Vida Pós-Aposentadoria; Avaliação de Clima e Diagnóstico Organizacional.

O plano de trabalho está dividido em três módulos, que compreendem sensibilização, informação e formação. Segundo a coordenadora do PPA na Semed, Nilza Coelho, o programa já alcançou 70 servidores que estão a caminho da aposentadoria. “É um número significativo de profissionais. Estamos trabalhando em busca de contribuir e concretizar o sonho desses servidores, que é ter uma aposentadoria tranquila”, relata ela, informando que a ação é inédita no Pará.

ORIENTAÇÃO

Para Maria da Conceição Soares dos Santos, que atua há 17 anos como pedagoga efetiva no município e atualmente está lotada na Escola Municipal João Prudêncio de Brito, o PPA contribui de forma significativa em sua vida. “Estou aposentada desde 2008, mas quero ter muita saúde para trabalhar até meus 70 anos”, conta, declarando que ensinar é sua paixão e que não espera parar tão cedo. “Neste sentido, o PPA tem me ajudado bastante, sobretudo no sentido de me orientar a não ficar parada”, destaca a educadora.

Durante a socialização dos trabalhos, a secretária municipal de Educação, Leila Lobato, declarou estar satisfeita com o desenvolvimento do programa. “Fico muito feliz em ver reunidos servidores que fazem parte da história da nossa educação e que tanto contribuíram para a formação social, cultural e educacional de muitas crianças, algumas das quais se tornaram médicos, advogados, engenheiros hoje”, elogiou a gestora, aconselhando aos participantes do PPA que extraíam o máximo do programa. “Ele é um suporte que conduz para a vida na aposentadoria”, esclarece.

[widgetkit id=”27″]

Luzandra Vilhena