PROGRAMA CRIANÇA FELIZ FAZ ENCONTRO NO RESIDENCIAL ALTO BONITO

publicado: 16/04/2018 15h15

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral com a primeira infância, o Programa Criança Feliz, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Parauapebas e lançado em 2017 no município, tem feito ações junto aos usuários das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O programa, que surgiu como uma importante ferramenta para promover o desenvolvimento infantil e apoiar gestantes na preparação para o nascimento, teve mais um encontro na tarde da última quinta-feira, 12, no Centro de Desenvolvimento Comunitário do Residencial Alto Bonito.

A equipe do “Criança Feliz” faz visitas domiciliares e uma vez por mês faz encontros temáticos como o realizado no Alto Bonito, com o tema “Tapete das Sensações”, uma brincadeira em que mães e crianças andam por um tapete para sentir e tentar adivinhar sobre o que está pisando.

“Um dos nossos objetivos é orientar as famílias sobre brincadeiras e atividades comunicativas que estimulem o crescimento e o desenvolvimento integral da criança, fortalecendo os vínculos afetivos e comunitários”, disse Fabricia Torres, auxiliar do programa, informando que nos encontros ainda são realizadas oficinas de reciclagem, para confecção de brinquedos.

Outro ponto importante destacado pela equipe é que para que o atendimento aos usuários seja mais completo há uma parceria do “Criança Feliz” com as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed). O programa atende gestantes, crianças de zero a três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Texto: Antonio Fernandes | Semas
Fotos: Jhonathan Felipe | Semas