PROGRAMA CONTRA DROGAS E VIOLÊNCIA ATINGIRÁ 2,7 MIL ESTUDANTES EM PARAUAPEBAS

publicado: 24/08/2017 17h18

Problemas como violência e drogas têm assombrado cada vez mais a população, e os pais têm feito de tudo para que seus filhos fiquem longe desses males. Contudo, nem sempre as medidas tomadas são o suficiente, mas quando há união de forças o resultado pode ser melhor do que o esperado. É essa a proposta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que busca trabalhar ações de prevenção em conjunto com família e escola, o que tem dado muito certo.

O Proerd é um programa de abrangência nacional, implantado no país em 1992 pela Polícia Militar e que busca a proteção e valorização da vida por meio de atividades educacionais realizadas em sala de aula, que visam prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a pratica de violência entre os estudantes.

Ano passado, o programa atendeu em Parauapebas cerca de mil estudantes da rede pública municipal. Este ano, o número será ampliado para mais que o dobro desses atendimentos. Serão contemplados 2.715 estudantes dos 5º e 7º anos do ensino fundamental de oito escolas municipais: Fernando Pessoa, Terezinha de Jesus, Domingos Cardoso, Eunice Moreira, Faruk Salmen, Antonio Matos, Milton Martins e Olga da Silva.

Durante a manhã da última sexta-feira, 18, os Policiais Militares e instrutores do Proerd José Soares de Sousa (Cabo J. Soares) e Ruth Christian Bastos de Sousa (Sargento Christian), do Comando do Policiamento Regional II (CPR II-Marabá), apresentaram o programa a gestores e coordenadores das escolas contempladas. Na ocasião, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a forma de funcionamento e a metodologia a ser utilizada.

Também estiveram presente na reunião o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antonino Brito, e a diretora técnica pedagógica da Semed, Veronice Coelho, que durante o evento demonstraram o quanto a Semed está satisfeita com a parceria e confiante quanto aos resultados.

“O programa e tudo aquilo que vier a contribuir com a melhoria da qualidade do ensino será muito bem-vindo. As ações do Proerd vêm somar àquelas que as escolas já realizam com o intuito de conscientizar os nossos estudantes sobre o quanto eles precisam aplicar suas energias nos estudos e em atividades que sejam benéficas para eles, além de permanecerem longe de tudo aquilo que possa trazer prejuízos, como é o caso das drogas”, enfatizou Antonino Brito.

Segundo os instrutores, os estudantes serão ensinados a dizer “Não” às drogas e incentivados a evitar os vários tipos de violência, por meio de formação ministrada em sala de aula com o acompanhamento e presença dos professores das turmas. “O curso terá início na primeira semana de setembro e se estenderá até o final de outubro. Em novembro, faremos a formatura para a entrega dos certificados aos alunos”, adiantou José Soares.

Ainda de acordo com o instrutor, o jovem que passa pelo treinamento deverá se tornar um agente multiplicador daquilo que aprendeu. “Ao terminar o curso o estudante ficará encarregado de passar adiante tudo aquilo que aprendeu, seja para a família, amigos ou mesmo para a comunidade, e a escola pode ajudá-lo nesse processo”.

A diretora da escola Olga da Silva, Benedita Licá, acredita que a parceria trará ótimos resultados. “O Proerd trará ensinamentos e reflexões que com certeza auxiliarão na condução e solução de problemas vivenciados pelos alunos, buscando construir uma cultura de paz nas escolas e na sociedade”, avaliou a gestora.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP