Profissionais de saúde recebem capacitação sobre doenças renais

publicado: 11/03/2016 17h14

Mais de 200 médicos, farmacêuticos, odontólogos e enfermeiros da rede pública de saúde participaram das palestras que frisaram os cuidados e os diagnósticos de pacientes que apresentam doenças renais. A capacitação ocorreu nos dias 8 e 9 de março, no auditório da Prefeitura de Parauapebas.

A ação faz parte da Campanha Municipal do Dia Mundial do Rim, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.

A médica nefrologista, Verônica Costa, responsável pelo treinamento, destacou que o uso indiscriminado de medicamentos anti-inflamatórios, como por exemplo o ibuprofeno, pode agravar o quadro clínico de um portador de doença renal, fazendo com que o paciente seja encaminhado para diálise.

Verônica ainda explicou que Parauapebas é referência em fazer diagnóstico precoce de pacientes com doenças renais. “A maioria dos profissionais da saúde pública do município consegue fazer o diagnóstico precoce e dar todo o encaminhamento necessário para que o paciente tenha um atendimento adequado”, afirmou.

Para o médico da atenção básica, David Ribeiro, o compartilhamento das informações do especialista de outra área médica é essencial para qualificação do atendimento de todo um sistema. “É uma iniciativa muito importante, que faz parte do processo de formação continuada. Um benefício para os profissionais e principalmente para os pacientes”, disse.

As ações da campanha continuam até o dia 31 de março com avaliações clínicas e realização de exames em escolas, unidades de saúde, no shopping e no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP).

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP

Foto: Ascom | PMP