Técnicos de saúde de Parauapebas, do Hospital Yutaka Takeda, de Canaã dos Carajás, de Curionópolis e de Eldorado dos Carajás participaram de uma capacitação sobre manejo clínico de pacientes com leishmaniose. O treinamento foi ministrado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e do Instituto Evandro Chagas (IEC), na última terça-feira, 14, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).
A iniciativa do treinamento é uma estratégia da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) e do Instituto Evandro Chagas, para orientar os profissionais sobre a conduta que deve ser adotada frente a pacientes com sintomas da leishmaniose e as medicações que precisam ser ministradas, a partir do diagnóstico da doença.
“Por mais que as iniciativas de enfrentamento à doença já mostrem bons resultados, é sempre muito bom o poder público se preocupar, capacitar e aperfeiçoar médicos e enfermeiros de Parauapebas e região em capacitações em leishmanioses”, destacou o coordenador do Instituto Evandro Chagas, Fernando Tobias Silveira.
Para o coordenador municipal da Vigilância Ambiental, Carlos Damasceno, essas capacitações técnicas são de extrema importância para os técnicos da Saúde “uma vez que conhecimento nunca é demais, ainda mais quando o assunto é a tão temida leishmaniose”.
A enfermeira da Atenção Básica, Aline Neves, considerou o curso muito esclarecedor. “Pois estou aprendendo ainda mais sobre o diagnóstico da doença e também sobre as fases de tratamento. Além do aprendizado, estamos também fazendo uma troca de experiência entre nós, profissionais da área”, relatou ela.
- Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
- Fotos: Luciano Silva | Semsa
- Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP
- {gallery}/Fotos2018/SEMSA2/CLINICALEISHMANIOSE{/gallery}