PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SÃO TREINADOS PARA PRIMEIROS SOCORROS

publicado: 28/09/2017 15h47

Todos estamos sujeitos a vivenciar situações de emergência por causa de acidentes, lesões ou condições de saúde. Essas situações podem acontecer em qualquer lugar, inclusive no ambiente escolar. Por isso, os profissionais da educação precisam estar preparados para agir de forma eficiente, caso seja necessário.

Com o objetivo de preparar os auxiliares cuidadores, monitores e motoristas de alunos com necessidades especiais para atuarem na prevenção de acidentes e em situações de emergência, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) ofereceu a cerca de 180 servidores uma palestra sobre primeiros socorros.

O treinamento, ministrado pelo subtenente Valdireno Gomes Guido, do 23º Grupamento Bombeiro Militar (GBM – Parauapebas), ocorreu no auditório da Semed e abordou assuntos como estabilização de pacientes e como agir em casos de uma parada cardiorrespiratória, crises convulsivas, desmaios, engasgamentos, hemorragia, dentre outros.

Atentos e participativos, os servidores aproveitaram cada momento da palestra. A ocasião foi propícia não só para adquirir novos conhecimentos, mas também para se atualizar, como no caso de Alana Celiane Lima, auxiliar cuidadora da Escola Mário Lago. Alana lida todos os dias com dezenas de crianças, algumas com necessidades especiais, que precisam de cuidado redobrado.

“Já fiz o curso de primeiros socorros e bombeiro civil, mas sei que conhecimento nunca é demais. As coisas mudam e precisamos nos atualizar. Hoje, aprendi que algumas técnicas do passado já não são mais aplicadas, como é o caso do torniquete, e revi muitas informações relevantes”, assinalou a jovem, para quem é gratificante trabalhar com alunos especiais.

Quem também garante ter aproveitado bastante o treinamento, apesar de ter um vasto conhecimento sobre o assunto, é Nayana Cunha, servidora da escola Ruth Rocha. “Meu irmão é bombeiro e tem me deixado informada sobre o assunto, contudo o subtenente abordou a temática de forma didática e acrescentou muitas informações essenciais”, avaliou Nayana.

Segundo o subtenente Valdireno Guido, a parceria entre a prefeitura e Corpo de Bombeiros tem garantido a oferta do curso de primeiros socorros a muitos servidores e assim beneficiado a comunidade. “Neste tipo de curso nós demonstramos um pouco do que as pessoas podem fazer até a chegada do Samu ou do Corpo de Bombeiros. O reconhecimento precoce do que está acontecendo e os procedimentos corretos podem minimizar riscos e garantir o salvamento de vidas”, ensinou o subtenente.

A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

Durante o evento, a diretora pedagógica da Semed, Veronice Coelho, ressaltou a importância dos profissionais que atendem alunos com necessidades especiais e a relevância deles estarem preparados para oferecer um serviço de excelência.

“Vocês têm um papel muito importante e significativo; vocês contribuem de forma única para o desenvolvimento da educação no município e, para que o trabalho que desenvolvem seja ainda mais eficiente, precisam de qualificação. Por isso, busquem constantemente esta qualificação. É importante também que os ensinamentos obtidos aqui sejam aproveitados no trabalho e no dia a dia de vocês”, aconselhou a diretora pedagógica.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}PRIMEIROSOCORROS{/gallery}