Profissionais da saúde de Parauapebas estão preparados para enfrentar Coronavírus

publicado: 20/03/2020 16h37

Neste mês, mais de 200 médicos e enfermeiros já passaram por capacitação para identificar e encaminhar os casos suspeitos da doença.

Considerando a necessidade de atualizar as equipes médicas e de enfermagem de Parauapebas sobre os novos procedimentos para a vigilância da Influenza e manejo dos casos de síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, principalmente, devido ao avanço do novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil, a Secretaria Municipal Saúde (Semsa) capacitou mais cem profissionais de saúde na última quarta-feira (18), no auditório da prefeitura.

A capacitação começou dia 9 deste mês, no auditório do Senai, quando a primeira turma de 100 médicos e enfermeiros foi treinada pelo infectologista Tiago Fonseca. Foram abordados aspectos como definição e notificação de casos, manejo clínico, vigilâncias epidemiológica e laboratorial, além de coletas e análises diferenciais.

São treinamentos importantes, frisa Tiago Fonseca, para que os segmentos de saúde trabalhem de forma bem alinhada para enfrentar o Coronavírus. “É importante que toda a equipe de saúde do nosso município esteja alinhada, desde a atenção básica, profissionais que trabalham na UPA, médicos e enfermeiros estejam padronizados de forma adequada para o atendimento a possíveis pacientes com suspeita de Coronavírus”, frisou o médico.

Como o Covid-19 ainda vem sendo estudado e a vacina para a doença ainda não foi encontrada, o infectologista considera importante manter os profissionais da saúde sempre bem preparados para novas situações que podem surgir. “Iremos intensificar as informações, para garantir que nossos profissionais estejam atualizados sobre esta pandemia”, garantiu Tiago Fonseca. “Trata-se de um vírus novo, em que novas informações chegam diariamente e a informação é uma arma decisiva contra este vírus”.

Paralelamente à capacitação dos profissionais de saúde, observa o infectologista, a população também precisa tomar os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde do governo. “Para a população, orientamos que tome medidas básicas para evitar contaminações, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobri o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas”, enumerou o infectologista.

O prefeito Darci Lermen, que abriu a capacitação na quarta-feira, enfatizou que Parauapebas vem sendo totalmente preparada e capacitada para atender os pacientes com sintomas do Coronavírus e fazer os encaminhamentos necessários. “Esta capacitação tem o intuito de preparar a rede pública do nosso município em eventual circulação do vírus. Podemos frisar que a população de Parauapebas pode ficar tranquila, pois a nossa rede de saúde pública está capacitada para detectar e atender um paciente infectado com o vírus Covid-19. E várias medidas estão sendo tomadas para manter nossos munícipes protegidos”, afirmou o prefeito.

Texto: Luciana Queiroz / Suellen Medeiros
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação – Ascom/ PMP