Profissionais da rede pública de saúde participam da abertura da 4ª Semana do Bebê

publicado: 23/05/2019 09h15

A 4º Semana do Bebê, evento que tem como objetivo sensibilizar profissionais e comunidade quanto aos cuidados necessários na primeira infância, iniciou oficialmente nesta terça-feira (21). O reforço no combate à Sífilis Congênita  é o foco da programação deste ano.

Sífilis congênita é a transmissão da doença de mãe para filho. A infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê, quando este nasce gravemente doente. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro. Só assim se consegue evitar a transmissão da doença.

Profissionais de saúde participaram de uma palestra na abertura do evento, realizada no plenarinho da Câmara de Vereadores. A organização da 4º Semana do Bebê é feita pela Rede Cegonha, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap).

“O foco da palestra é mostrar o cenário dos casos de sífilis nos últimos dez anos em Parauapebas, evidenciando os dados relacionados à sífilis congênita”, explicou o palestrante e coordenador da Vigilância Epidemiológica, Givanilson Teixeira.

Para a supervisora da Rede Cegonha, Cleice Reis, o principal objetivo dessa campanha é conscientizar a comunidade sobre a importância da detecção precoce da doença e o tratamento adequado contra a sífilis. “Isso faz parte da nossa rotina como profissional da área de saúde”, ressaltou.

A gerente da unidade de saúde do bairro Guanabara, Rosângela Duarte,  achou interessante as ações realizadas na abertura da 4ª Semana do Bebê. “O tema desse ano, Todos pela Redução da Sífilis Congênita, é muito propício pra região em que moramos”, finalizou.

A programação se estende até o dia 25 de maio, com programação diversificada nas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural.

Texto:Janaína Ravanelli

Fotos: Chico Souza