Professores de Parauapebas participam de formação em Canaã dos Carajás

publicado: 14/04/2016 14h31

Professores de Educação Física de Parauapebas e Canaã dos Carajás participaram, quarta (13) e quinta-feira (14), de formação continuada objetivando melhorar suas práticas docentes, qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte. O encontro foi realizado no município de Canaã e contou com a participação de 54 educadores, 28 de Parauapebas e 26 do município anfitrião.

Esta é a primeira vez em que professores de Parauapebas participam da formação, que já acontece desde 2015 e é realizada pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser, em parceria com a Fundação Vale.

No encontro, os professores tiveram a oportunidade de conhecer os objetivos e as metas do módulo, tratar sobre pedagogia do esporte, planejamento pedagógico, esporte de aventura, currículo, entre outros temas relevantes para a prática docente.

A diretora de ensino da Secretaria de Educação de Canaã dos Carajás, Maria Raimunda Holanda, afirma que o município tem ganhado muito com a realização das formações continuadas. “Já fizemos mudanças significativas em relação à disciplina e estamos satisfeitos com os resultados. Parauapebas, com certeza, também só tem a ganhar”, informou.

Para a secretária municipal de Educação de Parauapebas, Leila Lobato, que esteve presente à cerimônia de abertura da formação, as parcerias intermunicipais entre as redes de educação são fundamentais. “Reconhecemos quão importantes são as formações para que obtenhamos ótimos resultados em sala de aula. Por isso, temos investido muito nessa área”, explica a titular da Semed, adicionado que a rede municipal de Parauapebas tem buscado parcerias para ampliar conhecimentos e melhorar práticas pedagógicas, elevando índices educacionais.

CONTEMPLADOS

De acordo com a representante da Fundação Vale, Aline Torre, a formação busca ampliar o olhar dos profissionais dessa área da educação, valorizando a atividade que eles já desenvolvem, incentivando o registro das aulas e o desenvolvimento das atividades com alunos com objetivos específicos.
Já Cibelle Borges, uma das responsáveis pela formação pelo IEE, destacou que a iniciativa já contemplou 31 municípios em nove estados brasileiros, sendo que os dois municípios do Pará que representam toda essa rede são Canaã e Parauapebas.

Messânia Cardoso
Assessoria de Comunicação | Semed