Professores da rede municipal participam de oficina de robótica

publicado: 12/05/2016 16h25

Na manhã da última sexta-feira (6), foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a oficina “Robótica Aplicada: da Imaginação à Realização”, destinada a 60 professores de Ciências da Natureza dos 3º e 4º ciclos da rede municipal de ensino.

A oficina tem como objetivo estimular a curiosidade de professores e alunos em prol da popularização da robótica educacional, em particular para o desenvolvimento de aplicações desta tecnologia na resolução de problemas cotidianos. Além disso, capacita educadores para incentivar a atividade e a pesquisa científica por meio da elaboração e execução de atividades experimentais, promovendo o aumento da criatividade e das capacidades inventiva e investigativa dos envolvidos, despertando vocações.

Para a secretária municipal de Educação, Leila Lobato, a oficina é um preparativo para o desenvolvimento da V Mostra de Experimentos Científicos, que este ano traz o tema “Tecnologia e Cidadania”, e defende o argumento da “Ampliação e Integração de Conhecimentos Tecnológicos e Robóticos”.

“A Mostra do ano passado foi um sucesso, e tenho certeza de que a deste ano também será, particularmente pela relevância do tema, que, além de atual, é de interesse dos alunos. Afinal de contas, quem hoje não usa tecnologia diariamente”, comenta a titular da Semed.

O evento contou com a presença do palestrante Adriano Augusto Addario dos Santos, pesquisador em Robótica Educacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA). De acordo com Adriano, a oficina representa troca de experiências. “Parauapebas tem um projeto brilhante, que é a sua Mostra de Experimentos Científicos, e a oficina vem para agregar esse trabalho”, explica.

De acordo com a professora de ciências, Margarida de Queiroz Figueiredo, a oficina foi bastante produtiva. “Saio desta capacitação para a sala de aula cheia de novas ideias. Vou iniciar vários experimentos com meus alunos e vamos preparar algo bem bacana para a Mostra Científica”, promete à educadora, que se mostrou animada com a oficina.

Luzandra Vilhena
Assessoria de Comunicação | Semed