Produtores rurais e acadêmicos trocam conhecimentos no Dia de Campo das Frutas

publicado: 26/11/2019 10h54

Produtores rurais de Parauapebas e acadêmicos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) estreitam relações e trocam conhecimentos. Na sexta-feira, 22, alunos dos cursos de zootecnia, engenharia florestal e agronomia participaram do “Dia de Campo das Frutas 2019”. O objetivo da parceria entre a Prefeitura Municipal e a Universidade é fortalecer o aprendizado, a cadeia produtiva e a economia local.

Exposição dos Plantios das Frutas e oficinas de Boas Práticas e Tecnologia de Frutas, Sistema de Irrigação em Plantios, Compostagem em Propriedades Rurais e Como Elevar a Propriedade das Frutas foram algumas das atividades realizadas no Sítio Itapoã, localizado na Palmares Sul, zona rural do município. Técnicos da Secretaria de Produção Rural (Sempror) e professores da UFRA acompanharam as ações.

“O ‘Dia de Campo’ é a troca do conhecimento acadêmico com o produtor da agricultura familiar, visando a necessidade do produtor pra gente focar no desenvolvimento rural e fortalecer a economia do município”, explicou a professora da UFRA, Priscilla Andrade. “Essa troca de experiências é importante para os alunos, produtores e consequentemente para o nosso município”, avaliou o secretário da Sempror, Elson Cardoso.

O aluno de agronomia, Giulian Sanmer, gostou da atividade. “Tô gostando muito desse ‘Dia de Campo’, porque foi um evento que conseguiu afunilar a relação entre o produtor e a faculdade e com essa proximidade a gente pode repassar para o produtor nossos conhecimentos e eles poderem ter um retorno, aumentar sua produtividade e renda”.

O produtor rural, Álvaro Brito, considera relevante a parceria da Prefeitura com a Universidade que proporciona essa interação do aluno com o homem do campo em diversas outras atividades de extensão. “É importante pra gente, porque é troca de experiências. A gente com a prática do dia-a-dia e eles com a teoria do aprendizado. Então, a reciprocidade é grande e gratificante pra nós que somos produtores”.

Álvaro destacou ainda, alguns dos benefícios que tem recebido do governo para o desenvolvimento de sua propriedade. “A Prefeitura tem nos dado o que há de mais importante no campo que é a assistência técnica. A boa vontade do pessoal que nos assiste nos estimula a produzir. Nos faltava isso. Também temos recebido auxílio com irrigação, adubo, arado e os benefícios estão aí. Aumentou muito a expectativa da qualidade de vida”, afirmou.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Piedade Ferreira