Produtores aprovados no Projeto Leite a Pasto recebem kit de irrigação e insumos

publicado: 13/11/2019 08h18

Começou nesta segunda-feira, 11, no CEDERE I e Palmares I, a entrega dos kits de irrigação para os produtores aprovados no Projeto Leite a Pasto. Na terça-feira, 12, a entrega ocorre na Palmares II, nesta quarta-feira, 13, na Carlos Fonseca e Araçatuba e na quinta-feira, 14, na Paulo Fonteles. Dentre os materiais para a implantação de 1h de pasto irrigado estão materiais hidráulico e ferramentas que auxiliam na gestão da atividade leiteira

O produtor Guimar Garcia foi o primeiro a receber o kit de irrigação. “A gente vivia atrás desse projeto e hoje está sendo realizado. Estou satisfeito, feliz e bastante confiante. Minha produção ainda é pouca, mas agora vai melhorar tudo. Com esse apoio da Prefeitura, estou confiante que [a produção] vai aumentar bastante”, disse Guimar.

“Fiquei muito feliz, porque é uma coisa que há muito tempo a gente esperava. Agradeço a Prefeitura que está dando muito apoio para nós aqui da zona rural, tá dando muita assistência, que nós não tínhamos antigamente, éramos isolados. Coisas que a gente não esperava conseguir, estamos conseguindo”, comentou a produtora Luiza.

Os produtores também serão contemplados com insumos para projetos de irrigação de pastagem durante um ano. “Sem o apoio da prefeitura ia ser um processo demorado, a longo prazo, a gente ia ter que buscar recursos de outra forma. Esse insumo que tá chegando pra gente já é uma ajuda. Vai melhorar o manejo, a pastagem. Isso vai fazer com que a gente tenha um lucro melhor”, ressaltou a produtora Denize Ferreira.

O prefeito Darci Lermen e o secretário de Produção Rural, Elson Cardoso, destacaram a importância do Projeto Leite a Pasto. “contribuir para o crescimento da produção rural é de extrema importância, isso ajuda o produtor e o desenvolvimento do nosso município”, destacou o secretário. “É o início de um novo momento para a produção do leite em Parauapebas e o governo se alegra em saber que isso vai transformar a vida dos nossos produtores rurais”, afirmou o prefeito.

Além dos materiais, o produtor também recebe assistência técnica e capacitações. Nesta sexta-feira, 15, ocorrerá a capacitação de manejo de irrigação para os produtores que receberam os benefícios durante esta semana.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Lucas Dias