Primeira turma de engenharia mecânica cola grau em Parauapebas

publicado: 02/04/2019 14h29

Depois de cinco anos de muita dedicação e estudos, alunos da primeira turma do curso de engenharia mecânica de Parauapebas colaram grau em Março. A cerimônia de outorga de grau da turma professor Eduardo de Magalhães Braga no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas.

Iniciada em 2014 e ofertada por meio de convênio firmado entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Prefeitura, a turma chegou à reta final com 31 alunos. O mesmo convênio ofereceu também a população do município os cursos de Direito e Engenharia Civil.

Histórias de superação, de amor e gratidão permearam os discursos daqueles que participaram desse momento. Muitas foram às homenagens aos pais, familiares, mestres e aos próprios alunos. Placas foram entregues e a secretária do curso, Syglea Rejane Vieira, emocionou a todos com trechos do hino “seguirei” de Rose Nascimento.

Daniela Lima da Silva, movida pelo sonho do tio já falecido, prestou vestibular e garantiu a vaga no curso. No decorrer da caminhada e agora com a conclusão do curso, ela confirma o quanto a escolha foi acertada. “É um curso muito bom. Temos ótimas oportunidades na região. Muitas empresas carecem de mão de obra especializada”, comenta a jovem emocionada ao falar de sua conquista.

A recém-formada fala também sobre sua gratidão. “Sou muito grata a todos aqueles que contribuíram para a realização deste sonho, familiares, amigos, à Prefeitura pelo convênio, em especial aos professores que foram inspiração, exemplo e nos ensinaram a buscar muito além daquilo que imaginávamos”.

Quem concedeu a outorga de grau aos formandos foi o professor doutor e diretor do Instituto de Tecnologia da UFPA, Newton Sure Soeiro. Ele aproveitou a ocasião para destacar a importância do papel da universidade no desenvolvimento da região e a qualidade da formação dos novos profissionais. “A UFPA tem ajudado no desenvolvimento da região. Ao formar bons profissionais colaboramos para o crescimento desse município e do nosso estado, seja no aspecto social, seja no econômico ou no ambiental”, destaca Soeiro.

Na ocasião, o secretário de Educação, Luiz Vieira, representou o prefeito Darci Lermen. Para ele, a formação dos estudantes traz um ganho muito grande para a cidade. “São 31 engenheiros mecânicos se formando. Estamos apresentando à sociedade profissionais preparados por uma universidade de renome. As  empresas terão o privilégio de ter mão de obra especializada aqui na região. Nós, enquanto governo municipal, nos sentimos honrados e orgulhosos nesse momento”, comemora o secretário.

O gestor sinalizou também a possibilidade da implantação de novas turmas. “Esse processo foi iniciado na gestão anterior deste governo e queremos continuar com a parceria, só que antes vamos ouvir a sociedade. Por meio de consulta pública saberemos quais os cursos interessam a população”.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Piedade Ferreira