Prêmio Foto Memória: concurso está em fase de seleção das 40 melhores imagens

publicado: 14/09/2021 10h47

As inscrições para o para o Prêmio Foto Memória iniciaram dia 25 de maio e com período de encerramento prorrogado por duas vezes, a população teve a chance de enviar suas fotos até o dia 31 de agosto. Agora, as fotos de paisagem rural, urbana, construções ou obras da cidade, famílias, festividades, eventos históricos, manifestações artísticas e eventos religiosos estão em fase de seleção.

A diretora do museu de Parauapebas, Rebeca Valquíria, conta com foi a participação dos munícipes até o momento. “A gente recebeu, a princípio, devido a pandemia, apenas inscrições por e-mail. Quando flexibilizou, a gente passou a receber pessoalmente também, aqui no prédio onde o museu está instalado. Recebemos aproximadamente 100 fotos e agora estamos no processo de seleção”, explicou. 

O edital do Prêmio Foto Memória foi amplamente divulgado no site da prefeitura e todos os critérios para a seleção das fotos serão obedecidos. O resultado será divulgado em outubro e as fotos selecionadas farão parte de uma grande exposição museológica em dezembro. As fotos também serão usadas para compor o acervo do museu de Parauapebas. 

A museóloga Bruna Antunes fala sobre a importância do Prêmio. “A gente fica muito feliz de lançar o Prêmio Foto Memória, porque é uma oportunidade de as pessoas também participarem da construção do acervo histórico do município. Vamos contar a história de Parauapebas a partir do olhar sensível da comunidade e não só dos pesquisadores”, pontuou a museóloga.

Para o secretário de Cultura, Sadisvan Pereira, esse concurso é muito significativo. “Foi uma forma que encontramos de provocar o resgate do amor e pertencimento dos munícipes à nossa cidade, além de fazer com que eles não sejam apenas expectadores e sim protagonistas de parte do acervo do museu. Estamos ansiosos pela exposição que iremos fazer com as melhores fotos. Um marco que vai contar a história de Parauapebas com ajuda da participação popular”, ressaltou o secretário.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Renato Rezende