Prefeituras de Parauapebas e de Limeira alinham cooperação sobre produção de joias e semijoias

publicado: 31/05/2021 16h20

Equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) faz visita técnica de quatro dias à chamada capital das joias, para melhor conhecer o mercado.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) retornou a Parauapebas no domingo, 30, após quatro dias de visita técnica à cidade de Limeira (SP), o maior polo de joias folheadas da América Latina. Na bagagem da equipe municipal, mais e novos conhecimentos sobre produção de joias, o mercado joalheiro, os desafios e as oportunidades do segmento.

Com as visitas técnicas que começou a fazer, a Seden se prepara para executar um dos projetos da Prefeitura de Parauapebas, que consta no Programa Municipal de Investimentos (PMI): o de Gemas e Joias, voltado para a lapidação de pedras e produção de semijoias para venda nos mercados interno e externo.

À frente da visita a Limeira esteve o secretário de Desenvolvimento de Parauapebas, Mariano Júnior, acompanhado pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Max Alves; a coordenadora do programa Gemas e Joias, Lídia Abreu; o assessor jurídico da Seden, Rafael Braz; e a coordenadora de Gemas, Joias e Metais Preciosos do governo do Pará, Beatriz Oliveira.

Em Limeira, a equipe visitou a Associação Limeirense de Joias (ALJoias) e diversas lojas e indústrias, ocasião em que puderam acompanhar todas as etapas da produção de joias em nível industrial. No cronograma de visitas, o Senai recepcionou a equipe de Parauapebas e apresentou a grade de cursos, maquinários e insumos utilizados no processo de produção de joias.

Ainda na capital das joias e semijoias, a comitiva de Parauapebas participou de uma reunião com o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, José França Almiral, com o representante do comércio local, Luciano Felix, a ALJoias. Entre os assuntos tratados, os arranjos produtivos locais voltado à produção de semijoias e a possibilidade de cooperação entre as prefeituras de Limeira e de Parauapebas.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Seden