PREFEITURA SE DEDICA A SERVIÇOS VOLTADOS PARA A TERCEIRA IDADE

publicado: 17/10/2018 15h55

Até o final deste mês, Campanha de Valorização da Pessoa Idosa estará em todas as unidades de saúde de Parauapebas 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria de Assistência Social (Semas) está promovendo durante todo este mês a Campanha de Valorização da Pessoa Idosa em referência ao Dia Internacional do Idoso comemorado sempre em 1° de outubro. A data foi escolhida em razão do Estatuto do Idoso, instituído em 1° de outubro de 2003, no Brasil. 

Em Parauapebas a campanha é encabeçada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e oferece programação especial para quem já chegou à terceira idade. Entre as atividades estão serviços de saúde, oficinas de inclusão digital, emissão de passe livre municipal, orientações sobre o CadÚnico, apresentações culturais e seminários em instituições parceiras. 

Com o tema da campanha “O Dia do Idoso é todo dia. Valorize”, o presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Nélio Mol, enfatiza que o maior desafio ainda é o respeito a quem já passou dos 60 anos. Segundo ele, a falta de sensibilidade por aqueles que estão ao redor torna mais difícil a obtenção de direitos como benefícios sociais e acesso a serviços essenciais. 

“As pessoas precisam entender que o idoso requer atenção especial dentro e fora de casa em razão de suas limitações, sejam elas de natureza financeira ou física. É se colocar no lugar do outro e entender que todos passarão pela mesma experiência”, diz Nélio Mol.

A programação é estendida também para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) onde já existem atividades rotineiras para usuários idosos. Já a Unidade de Saúde dos Minérios reuniu cerca de 30 idosos onde os profissionais de saúde transmitiram orientações e promoveram atendimento especial. 

Entre os visitantes estavam Francisco Alencar, 84 anos, e Roseni da Silva, 66 anos. Marido e mulher, moradores do bairro dos Minérios, fizeram questão de participar da programação naquela unidade de saúde. Para a aposentada, receber a atenção especial e reforço no atendimento é uma satisfação. “Gostei de chegar aqui e participar. Foi muito bom”, afirma Roseni.

Pricila Darc, gerente da unidade, afirma que o atendimento é especial não apenas este mês, mas todo o ano. “Geralmente atendemos muitos idosos. As equipes da unidade sempre reservam um dia só para usuários idosos já que temos uma demanda considerável”, diz ela.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Em Parauapebas as políticas públicas garantidas aos idosos abrangem desde programas habitacionais, passe livre no transporte municipal, estacionamento especial às atividades nos Cras, no Aconchego do Idoso e ao atendimento especial em saúde, além de vários benefícios sociais. 

A prefeitura trabalha para expandir a rede de atendimento, especialmente para aqueles idosos que moram em áreas mais afastadas da região central. Para isso, realiza também ações sociais em mutirões com atendimento médico e emissão de documentos, por exemplo. 

Com 202.882 habitantes, Parauapebas conta com 5.175 pessoas com idade superior a 60 anos, o que corresponde a 2,5% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que prevê que até 2042 o número de idosos irá dobrar no Brasil ao saltar de 28 milhões, em 2017, para 57 milhões.

  Texto: Jéssica Diniz   
Fotos: Piedade Ferreira 
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SEMAS2/DIADOIDOSO{/gallery}