PREFEITURA RESOLVE PROBLEMAS DE INFRAESTRUTURA DA RUA SÃO JOÃO

publicado: 29/06/2017 13h53

O trecho da rua São João, entre as ruas Marabá e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sempre apresentou problemas. Tudo porque nesse local passa um canal vindo da rua Santa Maria, e, quando chove, um grande volume de água acumula no local, provocando o alagamento das residências.

Segundo os moradores, anteriormente a Prefeitura de Parauapebas executou obras de serviços paliativos que não resolveram o problema. Agora, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) realizou um estudo identificando como solução definitiva a macrodrenagem da rua, obra esta que só poderá ser realizada a médio e longo prazos, após a realização de projeto detalhado.

Como os moradores não podem esperar, de imediato a Semob adicionou ao bueiro com manilhas de 600 milímetros, já existente no local, mais duas manilhas de 800 milímetros, para aprofundar o canal que conduz essas águas até a baixada e elevar a altura da rua em 40 centímetros.

A secretaria também reconstruiu as canaletas nas duas margens da rua, com vista a evitar a formação de lamaçal, e fez a pavimentação asfáltica. Estas medidas serão suficientes para evitar os atuais transtornos e aguardar a solução definitiva. Para amenizar a poeira, a Semob atendeu ao pedido dos moradores e colocou uma camada fina de asfalto.

A secretária de Obras, Silvana Faria, visitou o local e conversou com os moradores com o objetivo de explicar a situação e quais medidas seriam adotadas. “Cabe a nós buscar a solução para esse e para tantos outros problemas de infraestrutura de Parauapebas. Estamos sensíveis ao problema, mas no momento é isso que podemos fazer”, explica ela.

Para quem já passou por muitas situações de enchentes envolvendo a rua, a obra da Semob trouxe esperança por dias melhores. “Moro aqui há muito tempo e estou com esperança de chegar a uma solução definitiva, diz Maria dos Santos, conhecida como irmã Nena.

Texto: Ribamar Correia | Semob
Colaborou: Liliane Diniz