Prefeitura reordena programas para avançar na produção rural de Parauapebas

publicado: 19/03/2021 21h19

O atendimento ao produtor rural ocorre por meio de programas e visitas técnicas. No período de pandemia, os atendimentos devem ser solicitados somente por telefone, no número (094) 98220-8221

Neste sábado, 20, se comemora o Dia Mundial da Agricultura, segmento que recebe investimentos por parte da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror). O município conta com uma das melhores estruturas do estado para suporte ao homem do campo.

Apoio técnico, ajuda com mecanização agrícola, atendimento com médico veterinário, entrega de adubo, mudas e sementes, entre outros serviços e apoios são disponibilizados aos produtores rurais, especialmente aos pequenos e médios, por meio de programas que passam atualmente por um reordenamento.

“Ao avaliar junto com nossa equipe técnica as experiências vivenciadas e aproveitarmos o que foi positivo, decidimos avançar para um novo formato de atendimento ao produtor rural. Vamos deixar de trabalhar por regiões e fortalecer os nossos programas. O objetivo é alcançar mais eficiência em nosso atendimento, a medida com que aproveitamos melhor a expertise dos nossos técnicos”, afirma o titular da Sempor, Milton Zimmer.

“Também vamos ampliar e qualificar nossas visitas técnicas, fortalecendo o vínculo com o produtor e ajudando ele na participação de programas que gerem mais resultados para a sua propriedade. Além disso, o apoio de maquinário para preparo da terra não ocorrerá mais por hora para cada produtor, e sim por serviço executado”, explica Milton.

Os programas são: Bovinocultura, Pequenos Animais, Apicultura, Piscicultura, Ciclo Curto, Horta Urbana, Horta Comunitária e Fruticultura, estes últimos são voltados especificamente ao fortalecimento da agricultura. O produtor que precisar de atendimento ou informações nesse período de pandemia pode solicitar pelo número (094) 98220-8221.

Fruticultura

O programa estimula a produção de frutas no município, com destaque para a goiaba, mamão, abacaxi e banana. A Sempror apoia o agricultor com assistência técnica, doação de mudas e extensão rural – controle de pragas e doenças, recomendação de calagem e adubação.

De acordo com Rafael Costa, técnico agrícola da Sempror, é feito um planejamento e depois um projeto para a propriedade, envolvendo desde a escolha da área de plantio, a cultura a ser desenvolvida, os tratos culturais, a colheita e a comercialização. Atualmente são 140 famílias atendidas com o programa de fruticultura, este ano serão mais 100 famílias beneficiadas.

Ciclo Curto

É um novo programa que está em fase de implantação e vai focar na produção de milho, feijão, arroz, mandioca e fava. De acordo com Milton, a meta é transformar Parauapebas autossustentável na produção de milho em quatro anos.

Texto: Karine Gomes

Foto: Arquivo/Ascom

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/marco/agricultura Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}