Prefeitura realiza Semana de Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil

publicado: 01/07/2016 15h51

Com o tema “Trabalho Infantil Não é Brinquedo” aconteceu na última quinta-feira (30), a Semana de Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, no Plenário da Câmara Municipal de Parauapebas.

Na ocasião, foram debatidas questões sobre melhorias de crianças e adolescentes da cidade. “O foco de hoje é discutirmos a temática, assim apontando problemas, como também identificando soluções. Tendo em vista, que temos dados apontando grande número de casos de trabalho infantil no município atuando em vários segmentos, em locais totalmente insalubres e perigosos. Os municípios de Parauapebas e Marabá são os que mais possuem estações de trabalho infantil. Nosso intuito é combater e mudar a concepção que é melhor trabalhar do que estar na rua, uma vez que criança tem o direito de brincar e de estar na escola”,destacou o presidente do Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Aldo Serra.

“Desde o início do mês estamos desenvolvendo atividades de combate ao trabalho infantil, e nesta Semana estamos reforçando nossos trabalhos. Trabalhamos durante o ano todo em prol dessa causa. O trabalho infantil é uma das violências mais difíceis de ser trabalhadas, pois a maioria das pessoas repudia a violência física e a sexual, mas quando falamos em trabalho infantil, grande parte da sociedade não enxerga isso como violência. Acham que é melhor trabalhar do que roubar, ficar na rua. É uma violência difícil de ser trabalhada por conta da forma que a maioria das pessoas enxerga isso”, ressaltou a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Daniele Leite.

Alice Pereira Borges, 13 anos, estudante, considera relevanteter participado do evento. “É muito importante as pessoas ficarem sabendo que o trabalho infantil é errado. A criança precisa estudar para ter um futuro melhor para que cresça tenha um trabalho digno”, avaliou.

Nicole Sthephany Cavalcanti dos Santos, 13 anos, aluna da Escola Municipal João Prudêncio de Brito, compartilha da opinião de Alice. “Também aprendi bastante coisa aqui hoje. Trabalho infantil é crime e isso acontece muito no Brasil. Muitas crianças têm deixado de estudar pra ajudar nas despesas com a família, mas isso acaba refletindo em sua vida adulta de uma forma negativa”, opinou.

O evento promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas),com o apoio das empresas Vale e Andrade Gutierrez.

Janaina Ravanelli
Assessoria de Comunicação | PMP