Prefeitura realiza segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas

publicado: 04/03/2016 15h15

Neste sábado (5) e domingo (6) 120 pacientes serão beneficiados com o segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os procedimentos ocorrerão no centro cirúrgico do Hospital Municipal.

Os pacientes que participarão do segundo mutirão já passaram por consultas oftalmológicas e realizaram todos os exames pré-operatórios também pela rede pública de saúde. Cirurgias de catarata, glaucoma, pterígio e reconstrução conjuntival estão entre os procedimentos que serão realizados. Após a cirurgia, os pacientes recebem kits de tratamento com medicamento e óculos.

Os mutirões têm como objetivo reduzir a grande lista de espera pelos procedimentos oftalmológicos, já que há mais de dez anos a rede pública não disponibilizava regularmente esse tipo de atendimento no município. Os pacientes eram encaminhados para tratamento fora de Parauapebas.

O primeiro mutirão foi realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro, na oportunidade foram realizadas 74 cirurgias de catarata, 09 de catarata mais vitrectomia, 02 de catarata mais pterígio, 28 de pterígio e 01 de catarata mais glaucoma, totalizando 126 procedimentos cirúrgicos, beneficiando 116 pacientes.

Acesso aos serviços

Neste mês de março a Semsa disponibiliza 1360 consultas oftalmológicas. O agendamento dessas consultas é realizado nas unidades básicas de saúde, por meio do encaminhamento do clínico geral.

As consultas oftalmológicas são realizadas no Centro de Especialidades Integradas (CEI). O oftalmologista avalia a situação do paciente e o direciona para o tratamento adequado, aqueles que necessitam de cirurgia recebem encaminhamentos para exames pré-operatórios e passam por nova consulta para avaliação das suas condições de participar de procedimento cirúrgico.

Assessoria de Comunicação | PMP